Maturidade faz Sucesso
Impossível não reconhecer o valor de empreendedores que começaram do nada e conseguiram conquistar e consolidar seu espaço no mercado. No entanto, as oportunidades de essa verdadeira façanha acontecer no mundo de hoje são quase mínimas, se o dirigente não souber administrar a sua empresa unindo planejamento e inovação, com todas as áreas integradas por meio da comunicação. Isso se chama maturidade empresarial e independe do tempo de permanência ou da atividade desenvolvida pelas organizações. Como a maioria das pequenas empresas brasileiras ainda vive apagando os incêndios do dia-a-dia para tentar sobreviver, poucos recursos físicos e humanos sobram para que esses negócios amadureçam de fato, caindo num círculo vicioso que precisa ser quebrado em algum momento pelo dono, no sentido de conscientizar a si mesmo e a sua equipe da necessidade de crescer com sustentação com base no gerenciamento de projetos. Quem faz o alerta é Otávio Augusto Martins Nese, membro do conselho de orientação do PMI São Paulo - Project Management Institute - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5041-4144. Em depoimento exclusivo, ele fala sobre o nível de maturidade das empresas nacionais, descrevendo os principais sintomas que indicam a urgência de auxílio externo.
FLEXIBILIDADE ESTRATÉGICA
"Quando falamos em maturidade de uma empresa, é preciso contextualizar o ambiente em que ela está inserida. Como o ambiente econômico hoje está em processo de mudança e isso é fator dinâmico, não ocorre uma evolução passo a passo, ou seja, tudo acontece ao mesmo tempo, e, junto com isso, nós temos ainda a própria mudança das empresas, vistas mais como prestadoras de serviço, mesmo sendo fabricantes de produtos. Do ponto de vista da flexibilidade estratégica, a empresa tem a necessidade, partindo da sua estratégia, de conseguir adaptar-se a todo esse movimento que ocorre interna e externamente. A maturidade empresarial hoje é medida pela capacidade da empresa de conseguir manter os processos, as pessoas e as habilidades atuando de forma integrada. Atualmente, com a escassez de recursos, o gerenciamento de projetos precisa estar em constante aperfeiçoamento, integrando os processos internos da empresa e a forma como eles são geridos. Em termos de nível de maturidade, a maioria das empresas brasileiras encontra-se no primeiro nível, aquele no qual se está sempre apagando incêndios ou no nível zero, no qual não se consegue trabalhar com previsão."
PREJUÍZOS
"Podemos citar várias conseqüências negativas relacionadas à falta de maturidade empresarial, começando pela desmotivação do trabalho e do estresse para toda a equipe, que não enxerga um horizonte mais amplo. Isso implica um re-trabalho maior, que vem da falta de gerenciamento de projetos em termos de metodologia e de planejamento. Quando não se tem uma ação planejada, geralmente é necessário fazer de novo. Se existe uma preocupação em despender um tempo maior no planejamento, prevendo e fazendo estimativas, as oportunidades de sucesso serão maiores. Nesse sentido, a maturidade da empresa traduz isso, ou seja, o nível em que ela consegue integrar esses processos de forma que eles se perpetuem dentro da organização. O projeto nada mais é do que a forma como a empresa quer atingir a sua estratégia. Hoje em dia, cada vez mais as empresas necessitam atuar por projetos, por que as pessoas estão ali alocadas com um objetivo, com uma meta, com um prazo a ser cumprido e com um custo determinado."
TERCEIRO NÍVEL
"Não se consegue enxergar nas pequenas e médias empresas um nível de maturidade acima do terceiro nível, no qual as pessoas já conseguem ver o processo de gerenciamento, entender a metodologia e utilizar uma linguagem comum entre elas internamente e externamente. Isso se deve à cultura empresarial, e para quebrar esse paradigma são necessários anos, até que todos consigam enxergar esse investimento que vai trazer benefícios futuros. Investimento em tempo, em capacitação, em treinamento, em concentração e em ferramentas. O sucesso sem nível de maturidade pode acontecer, mas a tendência é de que ele não se perpetue. Esta é a diferença entre uma empresa madura e uma organização imatura do ponto de vista estratégico."
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