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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 661 (05/12/2004)

Município de Portas Abertas

Está mais do que na hora de o poder público se aproximar da livre iniciativa sem segundas intenções, com o objetivo maior de fomentar o desenvolvimento especialmente das médias e pequenas empresas por meio de alianças inteligentes. Estimular e promover a união regional de setores da economia, visando fortalecer a capacidade de negociação com fornecedores e com os mercados interno e externo é o caminho natural para garantir a sobrevivência desses negócios. No contexto atual, somente a união entre empreendedores de um mesmo segmento de atividade conduz à conquista do espaço necessário ao crescimento de todos. A prefeitura de Diadema, situada na Grande São Paulo, já tomou consciência dessa nova realidade e deu um passo significativo com a criação do primeiro Pólo Brasileiro de Cosméticos, oficializado juridicamente no dia 25 de novembro, na unidade do Sesi na cidade. A iniciativa já congrega 64 empresas fabricantes de cosméticos, 11 de insumos para o setor, gerando 8 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. Em depoimento exclusivo, Larissa Lopes da Mota, diretora de comunicação do pólo e gerente de marketing da Di Larouffe - e-mail: [email protected] Tel.: (11) 4057-7431, explica como surgiu essa proposta de integração e a importância da parceria entre o poder municipal e os empresários.

MOBILIZAÇÃO
"A idéia do pólo foi uma iniciativa da atual prefeitura de Diadema. Tendo em vista as ações de desenvolvimento para a cidade, houve uma busca do perfil da indústria local, e eles encontraram vários grupos de empresas, sendo o de maior destaque a indústria de cosméticos. Para viabilizar o pólo, entraram em contato com essas empresas para ver se elas tinham interesse em se unir e desenvolver uma série de ações conjuntas. As primeiras ações foram voltadas para participações em feiras com custos reduzidos. A partir dessa iniciativa, o pólo foi ganhando forças e passou a desempenhar outras atividades, que continuam sendo a participação em feiras nacionais e internacionais, e estamos ampliando isso inclusive para feiras internacionais, bem como a promoção de rodadas de negócio por todo o Brasil. Vamos levar o pólo para as principais cidades do País. Temos também um grupo de compras no qual as empresas se unem para adquirir matérias-primas e economizam bastante por apresentar uma escala muito maior."

PERSPECTIVAS
"Temos um grupo de exportação formado por 25 empresas do pólo, que contam com a parceria da Abitec e da Apex que subsidiam numerosos procedimentos. Além disso, temos um consultor que faz o acompanhamento, com neutralidade, de todas as empresas que estão sendo treinadas e capacitadas para exportar. No ano passado, participamos de feiras em Bologna, na Itália, em San Diego, nos Estados Unidos, e nos Emirados Árabes. Em 2005, pretendemos iniciar uma série de atividades também na América Latina, focando principalmente o Mercosul. Hoje, quem faz parte do pólo é quem está localizado em Diadema. Pretendemos até virar uma associação para que os empresários contribuam e se sintam mais comprometidos com a iniciativa. Já temos no total mais de 60 empresas cadastradas, que vêm participando da maioria das atividades. O intuito agora é atrair mais empresas da região em busca de resultados para consolidar a nossa mobilização e, num segundo momento, buscar o crescimento."

APOIO
"Independentemente das atividades que o pólo vem realizando, o que mais agrega valor às nossas empresas é ter a segurança e o respaldo da prefeitura, que está totalmente aberta. Ela formou uma equipe para poder orientar e apoiar os empresários, esclarecendo qualquer dúvida que possa surgir. Como existe o interesse do poder municipal em colaborar para resolver os problemas da livre iniciativa, os caminhos estão abertos para sermos ouvidos em benefício do desenvolvimento regional. Quando se fala no pólo de Diadema, é fundamental ter como referência essa união que deu certo entre o poder público e o poder privado, que foi a razão de todo o nosso sucesso. Mais do que nunca, esse tipo de aliança, aplicada também a outros segmentos de mercado, deve ser encarada como uma forma excelente de levar desenvolvimento para o País."


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