Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 672 (20/02/2005)

Sonho Adequado

Existe um consenso em torno da idéia de que as pessoas devem abrir um negócio em cima daquilo que gostam de fazer. Isso não deixa de ser uma verdade, porém de nada adianta empreender de acordo com as preferências e os talentos individuais e passar uma vida de privações. A realização empresarial só acontece quando o empreendedor consegue realizar o sonho de atuar naquilo que deseja e, ao mesmo tempo, construir uma perspectiva sólida de crescimento pessoal e profissional. Todos sonham em montar um esquema de vida diferente, mas apenas atingem o sucesso aqueles que conseguem visualizar uma forma de adequar essa vontade a uma iniciativa concreta de acordo com as exigências e as demandas do mercado, tendo em vista uma realidade preconcebida em termos de gestão empresarial. Ao perceber essa necessidade de adequar os sonhos à viabilidade empresarial, Roberto de Ávila Miranda, diretor da R. Miranda Formação Profissional www.urm.com.br , descobriu um novo nicho mercadológico. Em depoimento exclusivo, ele revela o motivo que levou o curso Como Montar e Gerir uma Pousada, que já formou 55 turmas em três anos, a ser um modelo de referência para a criação de escolas de gestão empresarial.

PIONEIRISMO
"Era muito comum encontrar pessoas querendo montar pousadas sem nenhum tipo de capacitação para isso, ou seja, tratava-se de uma demanda que não estava sendo atendida, pois não existia um curso específico para isso. O que fizemos foi criar esse curso de forma pioneira e exclusiva, a partir da identificação dessa oportunidade e do conhecimento adquirido da prestação de serviços de consultoria em grandes empresas nacionais e multinacionais na área de gestão de negócios específicos. Ensinamos aspectos básicos que servem para vários negócios, como liderança, negociação em vendas, marketing e marketing na Internet. Existe um módulo só para Web marketing, uma vez que 80% das pessoas que procuram esses lugares informaram-se sobre a existência deles pela rede. Hoje, oferecemos duas modalidades: a presencial, com treze aulas de três horas de duração, duas vezes por semana, à noite, e o formato de imersão, feito nos finais de semana, com o envio de material antecipado de ensino a distância, muito procurado por pessoas de outros Estados e brasileiros que moram fora do País."

MARKETING
"Denominamos a nossa estratégia de inserção no mercado como marketing desproporcional. O nosso segredo consiste em um conjunto chamado de os quatro Ps de Roberto Miranda, que são a permuta, a parceria, o patrocínio e a proposta oportuna. Quem trabalhou com mídia e com agências sabe que existem momentos em que é possível comprar um espaço para anúncio por um preço arrebatador, muito abaixo do custo normal. Isoladamente, todo mundo já fez triangulação de permuta, já foi atrás de patrocínio para tentar veicular um evento ou de um parceiro para tentar fazer uma mídia cooperada. O truque está no somatório de todos esses esforços. Nesse sentido, a R. Miranda ensina a prática empresarial, a fazer uma permuta, uma parceria, um marketing cooperado, ou seja, o dia-a-dia de uma empresa, e como funcionam os meandros de cada negócio. Nosso público-alvo é formado por executivos que têm um sonho e possuem capital para investir e aprender a transformar esse ideal de vida em um empreendimento rentável."

REINVENÇÃO
"As oportunidades empreendedoras menos exploradas estão escondidas atrás das operações mais complexas. Para quem quer montar um negócio em qualquer área, é preciso estar disposto e ter a capacidade de sinergizar esforços em torno do projeto. Isso significa descobrir quem mais no mercado teria interesse em que a idéia do produto ou do serviço vá para frente. Como a maioria das pessoas tem dificuldade em olhar para o mercado e ver o que podem montar de forma visionária, é recomendável se perguntar como repensar um mesmo negócio e lançá-lo em um formato diferente, tanto do ponto de vista de marketing quanto de operação. De repente, é possível descobrir que existe uma forma inovadora de colocar em prática algo que já está em andamento. Com criatividade, dá para reinventar o próprio negócio."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.