Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 676 (20/03/2005)

Herdeiros das Estrelas

De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Rodoviários de Carga (ANTC), menos de 10% das empresas que surgem para incrementar o segmento conseguem chegar ao sétimo ano. Como não existem legislações rígidas que regulamentam o setor no Brasil e trata-se de nicho de mercado que requer poucos investimentos iniciais, basta um escritório e um telefone para manter uma estrutura de serviços terceirizados e para colocar uma transportadora em funcionamento. Por esses motivos, são muitos os aventureiros que se arriscam nesse tipo de negócio, mas , em razão das exigências dos próprios clientes, são poucas as organizações que reúnem condições de sobreviver e consolidar seu espaço de fato diante da concorrência. Um grande exemplo nesse sentido é a história bem- sucedida da Cinco Estrelas Logística, que está completando 45 anos de existência com a admiração de todo o País. Já sob o comando da segunda geração, os atuais dirigentes herdaram dos fundadores, além do espírito empreendedor, o cuidado para crescer passo a passo com ética, transparência e muito respeito pelos recursos humanos, que são considerados a verdadeira alma da empresa. Em depoimento exclusivo, Helder Soares Sampaio - www.rodoar.net - diretor executivo, revela as estratégias que levaram à longevidade e ao sucesso, incluindo os planos de expansão para 2005.

SUCESSÃO
"Fundada em 1960, a empresa foi adquirida pelo atual grupo de acionistas quatro anos mais tarde. A década de 70 foi uma fase de muito crescimento e, nos anos 80, começamos a atuar em segmentos especializados como autopeças, eletro eletrônicos, editoras, confecções, vestuários e calçados. Em 1992, assumiu a segunda geração, da qual faço parte, e costumo dizer que não sou herdeiro de uma empresa, mas sim de uma sociedade, porque os sócios fundadores tinham afinidades naturais, enquanto nós tivemos que nos adaptar, porque temos formações diferentes. Por isso, já estamos pensando em quem vai suceder-nos, tendo em vista o processo de profissionalização. Nós aprendemos muito cedo que é melhor tratar assuntos mais delicados enquanto as pessoas estão presentes e possuem plena capacidade de tomar decisões. Depois que um fundador sai, fica tudo mais difícil de se resolver, mas, enquanto ele ainda está no comando, pode definir as regras do negócio."

PROJETOS LOGÍSTICOS
"Uma tendência que vem surgindo é de as empresas focarem no próprio negócio. O armazenamento, o planejamento, a compra de insumos e a distribuição são serviços que nós vendemos aos clientes dentro das nossas possibilidades, cuidando do estoque, tanto da matéria-prima quanto do produto acabado, o que permite a ele focar no que sabe fazer melhor, que é produzir e vender. Nesse sentido, ou assumimos a mercadoria do cliente no nosso depósito ou assumimos o espaço dele destinado à armazenagem. Normalmente, quando a empresa não é muito grande, não se tem muita noção de como otimizar esses espaços em termos de armazenagem vertical e de deslocamento interno das mercadorias. Fazemos tudo isso para que as empresas possam ter ganho de escala. É como se fosse uma terceirização do departamento de armazenagem e compras do cliente."

DIFERENCIAL
"Quem faz a diferença em uma transportadora não são os computadores e os caminhões, mas sim as pessoas. As estradas têm o mesmo tamanho, a gasolina e os buracos são os mesmos, mas, principalmente em uma empresa de prestação de serviços, se não nos diferenciarmos por meio dos recursos humanos, corremos o risco de não permanecer muito tempo no mercado. Na época dos nossos pais, eles conseguiram colaboradores com a determinação e com a perseverança deles, ou seja, pessoas qualificadas, bem-intencionadas e souberam selecioná-las. As pessoas são a inteligência de um negócio, pois são quem decide bem ou mal, relacionando-se entre si e com os clientes. Como conseguimos treiná-las nesse sentido, conquistamos até hoje o diferencial em termos de competência, segurança e agilidade ao menor custo. Neste momento em que estamos completando 45 anos de atividade, vamos valorizar ainda mais o treinamento interno para conquistar novas regiões brasileiras."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.