Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 677 (27/03/2005)

Evolução com Terceiros

Para acompanhar o ritmo competitivo da globalização dos negócios, já não é mais possível concentrar e comandar todas as atividades que envolvem a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Nesse sentido, a terceirização, vista antes como uma tendência, tornou-se agora parte integrante da economia evoluída. Para focar o negócio com precisão e com visão de crescimento, dirigentes empresariais de todos os portes já contam com a colaboração de organizações especializadas em limpeza, em segurança, em alimentação e em telemarketing. Dessa forma, economizam tempo e recursos para gerenciar com mais capacitação e expandir o mercado em busca da sobrevivência. Em um País como o Brasil, em que de dez trabalhadores seis atuam na informalidade, as empresas de serviços terceirizados e de trabalho temporário também colaboram para a geração de oportunidades de emprego dentro da legalidade. Quem destaca a importância crescente desse segmento é Vander Morales, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem)www.sindeprestem.com.br. Em depoimento exclusivo, ele fala sobre a expansão dos serviços terceirizados, além de assinalar o fortalecimento da entidade em nível nacional.

AMADURECIMENTO
"A terceirização no Brasil vem crescendo cada vez mais com a necessidade de especialização e com a busca de competitividade pelas empresas, que estão procurando terceiros para passar as atividades que não estejam ligadas diretamente à sua atividade-fim. Hoje, nós já temos no País serviços terceirizáveis, como limpeza, segurança e alimentação, que já estão consolidados. Recentemente, a terceirização vem abrangendo áreas mais técnicas ou específicas, relacionadas à tecnologia da informação e à gestão dos próprios serviços de recrutamento e seleção ligados à área de recursos humanos. Acreditamos que, dentro de cinco anos, 80% das empresas vão estar com todos esses departamentos terceirizados. O que percebemos no mercado, hoje, é que há um amadurecimento com relação à terceirização, pois as empresas não estão mais contratando apenas pelo preço. Elas avaliam bem quem vai ser o fornecedor, ou seja, o seu parceiro de negócio."

PROFISSIONALIZAÇÃO
"A terceirização na pequena empresa é muito útil. O departamento de RH mal gerido numa empresa dessas pode levá-la à falência ou gerar um passivo trabalhista que pode comprometer financeiramente a estrutura do negócio. A Asserttem levou um projeto para o Sebrae que consiste em oferecer para essas pequenas empresas, que hoje representam 98% dos empregos formais do País, um recrutamento profissional com treinamento, para identificar e qualificar o empregado, fazendo com que ele possa exercer a função de acordo com a necessidade da organização. Nem sempre o pequeno empresário tem tempo e experiência suficientes para fazer um recrutamento profissional e também não pode se dar ao luxo de montar um departamento só para fazer contratações por não ter muitos funcionários. Ao repassar esse serviço para uma empresa terceirizada, ele vai ter um trabalho profissional, com um custo reduzido, o que certamente vai ajudá-lo na gestão administrativa."

CUIDADOS
"O contratante do serviço terceirizado não pode, em hipótese nenhuma, selecionar uma empresa somente pelo preço. É preciso observar também o grau de especialização, o corpo técnico, o tempo de atuação no mercado, a capacidade de investimentos e a saúde financeira. Além disso, deve-se solicitar certidões negativas de tributos e débitos, uma vez que, do ponto de vista trabalhista, quando uma empresa terceirizada não recolhe os seus encargos, a empresa contratante é solidária nessa sonegação. Nesse sentido, quem pagou mais barato vai pagar duas vezes. A Asserttem orienta as empresas sobre todos esses cuidados e pode auxiliá-las a contratar serviços terceirizados com segurança e qualidade. Para 2005, temos a meta de dobrar o número de associados e investir na instalação de unidades regionais em todo o Brasil, além de trabalhar em parceria com as associações comerciais de cada localidade como fizemos em Guarulhos, na Grande São Paulo, com o projeto Empreender."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.