Acomodados que se Mudem
Encantar os clientes oferecendo produtos e serviços que vão muito além da expectativa rotineira, com inovação em atendimento e tecnologia, já faz parte do plano de crescimento de qualquer empresa que deseja destacar-se no mercado globalizado. Nesse sentido, é preciso equilibrar fatores fundamentais como resultado, qualidade e perspectivas de expansão, sem perder o espaço conquistado, bem como o foco na direção já traçada. Esse é o exemplo que vem do dentista Luís Alexandre Chicani, fundador e diretor presidente da DentalCorp Assistência Odontológica Internacional - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3056-4444. Ele desenvolveu no Brasil um modelo de gestão de consultórios dentários para o segmento corporativo que oferece um trabalho de excelente nível aos funcionários e aos familiares, através de suas 12 mil opções de dentistas credenciados, associado à produtividade, com base na demanda detectada pelo seu instinto empreendedor e no contato que teve com esse tipo de prestação de serviços no exterior. Em depoimento exclusivo, o empresário revela como agarrou, com unhas e dentes, a oportunidade de implementar e de desenvolver uma estrutura diferenciada que se adapta às exigências mercadológicas, sem nunca se deixar levar pelo comodismo de permanecer sempre da mesma forma.
EXPANSÃO
"O empreendedor precisa ter em mente quatro perguntas sempre muito claras em todos os momentos da vida. Em primeiro lugar, é preciso ter bem definido aonde se quer chegar. Em segundo, temos que estabelecer uma meta temporal e viável. Em terceiro lugar, especialmente no caso do empreendedor que possui uma disponibilidade limitada de recursos, é preciso avaliar a relação custo x benefício de qualquer empreitada. Para fechar, vem a preocupação com a perspectiva de futuro em termos de expansão. Nós estamos em uma situação relativamente tranqüila, com 21 escritórios em nível nacional, resultados bons e a responsabilidade de cuidar de 230 mil vidas. Trata-se de um número bastante significativo que poderia assegurar esse modelo, mas já estamos partindo para o Chile com a finalidade de começar uma operação internacional que nos pode levar a outros desdobramentos na América Latina, incluindo novas atividades em termos de promoção da saúde. Se o cenário está começando a mudar, temos que ter a capacidade de inovar, o que fazemos com freqüência."
LIDERANÇA
"O dirigente empresarial é o grande líder que consegue ter um sonho independentemente de isso estar detalhado no papel ou não, sabendo exatamente aonde e como quer chegar lá. Com isso, ele mobiliza colaboradores e parceiros que o ajudam a se aproximar desse ideal, sendo capaz de transformar o seu sonho no sonho dessas pessoas. Assumir riscos é o que estamos fazendo nos últimos quinze anos, faz parte do negócio, e quem não quiser passar por essa situação ou estiver sentindo-se desconfortável, deve parar, arrumar um bom emprego e transferir a responsabilidade para alguém que tenha coragem. O bom empresário é aquele que consegue, por vivências, por formação e por experiência profissional, minimizar os riscos e potencializar as oportunidades de maneira mais eficiente do que um indivíduo que não é empreendedor."
EQUILÍBRIO
"É imprescindível também ter tranqüilidade para não antecipar sonho e dar um passo maior do que a perna. Quando se fala em recursos financeiros escassos, isso acaba envolvendo limitações em termos de ferramentas de marketing e de recursos humanos. O fator limitante dos recursos faz com que, às vezes, seja necessário postergar algumas ações, o que não deve frustrar o empreendedor. Por esse motivo, no planejamento estratégico mental ou formal dele, esse procedimento deve estar absolutamente definido e confortável. Para tanto, é preciso ter um preparo psicológico para perceber que o mercado muda e gera pressões que vão até contra as visões de médio e longo prazos. Esse processo todo implica valores e coerência com relação às metas estabelecidas. Quem perde a coerência perde um pouco da segurança que ajudou a suportar a situação até aquele momento, porque todos os dias o empresário é testado e tem que estar coerente e alinhado com os seus princípios e valores, juntamente com a sua equipe."
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