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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 700 (04/09/2005)

Amazônia Viável

São poucos os empresários que admitem que o medo de enfrentar riscos a todo instante faz parte estrutural de qualquer negócio e que é preciso aprender a conviver com essa sensação, sabendo administrá-la corretamente para evitar que ela se torne o maior inimigo de uma empresa. Quem aprendeu a dominar o medo de empreender foi Davis de Luna Tenório, presidente do Grupo Eco - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5594-5214. Depois de atuar como trader, servindo como intermediador e agente de produtos brasileiros no exterior, ele descobriu o interesse mundial pela Amazônia em termos de biodiversidade da flora e da fauna e decidiu estudar profundamente a região, tendo como foco o potencial para a livre iniciativa e a fonte sustentável de geração de trabalho para os habitantes locais, buscando colocar em prática a responsabilidade social cobrada hoje das empresas. Em depoimento exclusivo, ele relata com entusiasmo a paixão pela nova atividade e conta como conseguiu transformar a cultura amazônica em um negócio viável para si mesmo e para as várias comunidades produtoras de artefatos diferenciados em nome da preservação ambiental.

DESCOBERTA
"Tudo começou em 1999, quando eu atuava como trader visitando vários países. Nas viagens internacionais, as pessoas perguntavam muito sobre a Amazônia e resolvi estudar a região. Ao fazer isso, constatei que, para comercializar a Amazônia, era preciso investir em uma linha de produtos que tivesse conceitos ecológicos e sociais agregados. A proposta inicial era exportar para o mercado externo, mas quando constatamos que o próprio brasileiro não conhecia essa região, resolvemos mostrar a Amazônia para os brasileiros e abrimos uma loja no mercado interno com produtos de lá, que era conjugada com uma floricultura especializada em flores tropicais. Como as pessoas começaram a conhecer a loja e nós já estávamos lançando o conceito de sustentabilidade dos produtos ecológicos, elas queriam saber se não tínhamos os produtos em quantidade, tendo em vista o mercado de brindes. Foi então que começamos a nos direcionar para o ramo corporativo, que se iniciou com a decoração de eventos utilizando flores tropicais cultivadas com licença do Ibama."

DESENVOLVIMENTO
"Em 2003, lançamos no mercado o conceito de Eco Eventos, que engloba as marcas Espírito da Amazônia e Frutos Consultoria, além de buscar a certificação florestal junto ao Conselho do Manejo Florestal, que certifica a origem da madeira. A partir disso, começamos a desenvolver uma linha de brindes corporativos com madeira certificada, trabalhando com o manejo florestal humanitário. Isso significa que, além de o produto ser ecologicamente correto, é socialmente responsável. Hoje, nós fornecemos um bufê orgânico, a decoração com flores tropicais, brindes e produtos oriundos de projetos sociais, como a fibra da banana. Também criamos uma atividade denominada de design promocional, que tem como objetivo fabricar todo o tipo de material para eventos com resíduos florestais, sempre vinculada ao trabalho desenvolvido com as comunidades locais, capacitando-as para a geração de renda."

PULO DO GATO
"Se um negócio não for materializado, ele não consegue evoluir. Materializar significa colocar a idéia no papel e, a partir desse momento, já começar a trabalhar para que isso dê certo. Nossa empresa é ainda pequena, mas estamos projetando o crescimento para os próximos cinco anos, incluindo o processo de internacionalização, que começa com exportações para a Alemanha e para a Holanda a partir de janeiro de 2006. O grande desafio nesse sentido é buscar escala com qualidade. Também lidamos com a questão do pioneirismo, e, quando alguém é pioneiro, paga um preço alto por isso, porque não dá para saber se aquela idéia é viável e, ao mesmo tempo, é preciso vendê-la, mostrando que ela pode dar certo. Conseguimos extrair da biodiversidade a sustentabilidade do negócio, e aí é que está o pulo do gato. O empreendedor corre riscos o tempo todo, mas nós tentamos minimizar isso por meio de um planejamento que visa entender o mundo como um todo mediante uma visão global e ambiental do País e do Planeta."


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