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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 703 (25/09/2005)

Sucesso em Construção

Muitas das estratégias de marketing que apregoam o fortalecimento das relações interpessoais dentro e fora da empresa já são praticadas há muito tempo, e de forma natural, por empreendedores incansáveis que nunca se intimidaram diante dos obstáculos da livre iniciativa, nem mesmo quando a primeira investida da empresa não trouxe o resultado esperado. A determinação visionária, e sempre maior, de produzir com o objetivo de gerar empregos e moradia a partir de simples terrenos baldios começou cedo para Milton Bigucci, diretor da M. Bigucci Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda. - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 4367-8600. A vontade de trabalhar fez com que, aos nove anos, ele vivenciasse uma decepção inesquecível, quando foi receber o primeiro salário como ajudante de limpeza de uma profissional liberal que, na noite anterior, sumira sem deixar rastros. O episódio serviu como estímulo para que o jovem aprendiz de contabilidade aceitasse uma proposta de trabalho de uma construtora, na qual chegou a ser diretor. Ao montar o próprio negócio que leva o seu nome, o empresário transformou-se em referência de sucesso no mercado da construção civil, especialmente na região do Grande ABC. Em depoimento exclusivo, ele revela com clareza e simplicidade por que a sua marca é sinônimo de qualidade e de confiança.

VONTADE
"Abri a minha empresa fazendo um pequeno prédio de doze apartamentos, aproveitando a época do Plano Cruzado, que estabeleceu o congelamento dos preços. Vendemos o imóvel todo para quatro amigos que tinham trabalhado comigo na Mercedes-Benz como forma de investimento. Essa foi a primeira trombada na vida empresarial, porque a estratégia econômica do governo não deu certo, mas, mesmo assim, conseguimos honrar os compromissos. Fizemos os prédios, só que não ganhamos nada. Essa experiência foi muito importante, porque hoje não tem nada que me assuste. Não sou uma pessoa ambiciosa, mas gosto de dedicação, de trabalho e de relacionamentos. A forma de fazer um negócio dar certo depende muito da vontade de cada um, que é o fator mais importante para alcançar um objetivo. O empresário brasileiro precisa estar sempre criando e questionando. Não pode ficar quietinho no canto dele. Tem que se envolver com a sociedade, não aceitar tudo passivamente e aprender a lutar por melhores condições de trabalho."

PLANEJAMENTO
"Se eu falar que algum dia fiz plano de negócios, é mentira, porque no Brasil não dá para fazer isso. Hoje, estamos um pouco mais estáveis, depois da implementação do Plano Real, mas, antes, vivíamos na base de medidas provisórias e de pacotes econômicos. De dez anos para cá, dá para planejar, mas, antes, qualquer plano ia por água abaixo. Era preciso rever as metas praticamente todo mês, pois só era possível ter uma visão de curtíssimo prazo. Hoje, já temos alguns arremedos, ou seja, alguns esboços de plano de negócios com previsão do que vamos lançar no próximo trimestre. Para isso, vamos visitar os terrenos que temos em estoque e estamos sempre procurando novos terrenos para inserir lá na frente. Não existe pesquisa de mercado no Brasil no ramo da construção civil que seja ideal, porque o cidadão muitas vezes compra uma única unidade para o resto da vida."

OUSADIA COM CAUTELA
"Sempre ousei a minha vida inteira, nunca deixei de arriscar. As grandes oportunidades para os empreendedores não aparecem muitas vezes. Por isso, é preciso ir ao encontro delas e ousar. Não dá para ficar preocupado com todos os detalhes em termos dos riscos envolvidos em uma empreitada, já que não existe nada 100% garantido. No capitalismo, vivemos em uma sociedade de risco, e quem não souber ousar não terá sucesso. No entanto, não se pode jogar todas as cartas. Tem que guardar algumas na manga para poder conservar os pés no chão. A ousadia é importantíssima, só que na medida certa, sem exageros e sem trabalhar com o dinheiro de bancos. O relacionamento também é fundamental, não só com o poder público mas também com as pessoas do ambiente social e do trabalho. Isso vai gerando novas amizades e contatos que dão continuidade e credibilidade ao negócio em termos de marca. Estamos no mercado há décadas e vendemos muito em razão da construção do nosso nome."


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