Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 704 (02/10/2005)

Por um Brasil Digital

Para tomar a decisão estratégica mais acertada rumo à conquista da garantia de um espaço na economia globalizada, qualquer empresa precisa deter o controle das informações e da tecnologia disponíveis no mercado de forma sistematizada. Isso significa que é preciso que a iniciativa privada some esforços com o poder público, tendo como objetivo viabilizar um projeto capaz de assegurar ao Brasil uma convergência em nível social, econômico e tecnológico para que a sociedade possa evoluir na velocidade do mundo atual. Com a intenção de evitar o desperdício de ações isoladas que se perderiam no contexto da complexa realidade brasileira e preparar o País para que seja possível entrar definitivamente na era digital, empresas ligadas ao universo da informática juntaram-se para criar o Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD). Em depoimento exclusivo, Stan Braz, presidente da entidade - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3045-3385 -, fala com entusiasmo sobre a urgência de todos os setores produtivos e administrativos pensarem em um programa único, que consiga introduzir mais conhecimento sobre computação e línguas estrangeiras, começando pela base do ensino fundamental.

MISSÃO
"A proposta do IBCD é fazer com que o Brasil tenha um projeto dele, uma agenda própria de como a implementação das novas tecnologias vai funcionar em termos de parceria entre a sociedade, o governo e as empresas. Isso se tornou necessário porque temos observado que, em nível global, incluindo países com enormes problemas sociais como a China, a Índia e a Rússia, a evolução tecnológica vem crescendo de forma acelerada, enquanto o Brasil corre o risco de perder a centralização de corporações industriais em razão do despreparo do País em termos de mão-de-obra capacitada. Para isso, o Instituto está conversando com o governo, com a missão de solucionar esse problema rapidamente. De acordo com as nossas projeções, até 2008 precisamos ter 50 mil pessoas prontas para o mercado de técnicos e engenheiros. Temos uma grande deficiência em termos de recursos humanos, o que nos leva a trabalhar para que o País se preocupe em qualificar pessoas, porque a realidade digital já chegou."

INGREDIENTE PRINCIPAL
"Um dos pontos frágeis da nossa história é a educação de base. Temos hoje 80% das escolas desprovidas de equipamentos para oferecer um ensino com tecnologia. A nossa idéia nesse sentido é encontrar uma maneira de disseminar isso e também um modelo didático diferente, que contemple a informática e o estudo de línguas estrangeiras de forma eficiente. O Brasil já está maduro em vários aspectos, mas precisa preparar-se, porque tem que ocupar um espaço de destaque no mercado mundial e, para isso, precisa ter um projeto. Os empresários estão começando a perceber essa necessidade, e o tema convergência digital começa a fazer mais sentido atualmente, gerando maior comunicação entre as pessoas. O novo empresário da era digital tem que ter visão e flexibilidade para renovar o negócio sempre, buscando atualizar-se e inovar, sendo esta última a palavra-chave, o principal ingrediente que está sendo despertado do ponto de vista das habilidades pessoais."

CONTROLE SISTEMATIZADO
"Os dirigentes empresariais precisam enxergar logo que não dá mais para seguir a mesma rotina de antes. É preciso gerenciar a empresa de forma geral e, para isso, não basta um simples computador. O primeiro passo para a gestão de uma empresa é ter informações e fazer com que todas elas girem em torno de um sistema de tecnologia. Antigamente, o empresário tinha receio em divulgar dados relativos às vendas e ao faturamento. No entanto, tudo isso está-se abrindo, porque ele está percebendo que tem que se preocupar com o crescimento da empresa e com a forma com que vai agir para disputar a concorrência. Tem que ousar mais, buscar parceiros, pois é somente assim que uma organização vai conseguir crescer daqui para a frente. Mas, para esse tipo de ação, é preciso ter a informação que vai fazer com que sejam tomadas as decisões mais adequadas. Mesmo as pequenas e as médias empresas precisam deter o controle da informação para poder crescer, e isso requer uma forma bastante sistemática de organização centrada na tecnologia."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.