Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 709 (06/11/2005)

Muito Além do Marketing

Expressões como atendimento personalizado, controle da qualidade, valores éticos e organizacionais são muito utilizadas pelo departamento de marketing empresarial para dar ao mercado uma noção do trabalho desenvolvido e, ao mesmo tempo, para construir uma imagem positiva da empresa. No entanto, os especialistas em divulgação de produtos e de serviços poucas vezes lembram-se de que, por trás do negócio em si, existem histórias de vida e de dedicação permanente que merecem ser destacadas para diferenciar ou até mesmo fornecer uma noção adequada da dimensão do esforço humano que direcionou a empresa rumo a um processo contínuo de evolução. Um bom exemplo nesse sentido vem de Rudolf Hermann Schwark, diretor da Construtora Moura Schwark e da Moura Schwark Construções S/A - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3758-0526. A sólida reputação que vem sendo construída há mais de quarenta anos contou com a ajuda do pai de Rudolf, que trouxe o filho que estava estudando na Europa e viabilizou toda a estrutura necessária à abertura de uma construtora para ele e para o sócio José Vicente Moura, arcando abertamente com as despesas iniciais de ambos para dar fôlego aos jovens empresários. Em depoimento exclusivo, Rudolf ressalta como essa ajuda foi importante, acompanhada da perseverança e da obstinação em vencer.

FOCOS
"Nós fomos crescendo e mudando. Nos anos 90, o mercado brasileiro mudou depois da abertura dada pelo governo Collor. A realidade passou a ser outra, com a profissionalização tomando cada vez mais impulso e espaço. Foi quando abrimos o departamento de vendas, que não tínhamos antes, porque as obras vinham naturalmente, por indicação. Mas, a partir dessa época, começou outra vida, e aí tivemos que estabelecer os focos que queríamos e agir nessa direção. Hoje temos cinco focos definidos: hospitais, a indústria de papel, a indústria farmacêutica, a indústria alimentícia e a hotelaria. Fizemos um dos hotéis do Center Norte, que foi um sucesso, e agora estamos terminando outro hotel que já é um dos maiores do Nordeste. Estamos direcionados para a construção de hospitais, não só no Brasil mas também lá fora, e queremos nesse primeiro momento começar com o Chile."

RISCOS
"O risco nos acompanha permanentemente. Dizem que os construtores são os últimos aventureiros desse mundo, pois antigamente eram os marinheiros que pegavam a caravela e saíam mar adentro sem saber aonde iriam chegar. Nós procedemos da mesma forma com a construção civil. Fazemos o cálculo, o orçamento, discutimos os termos e assinamos o contrato. Com tudo em ordem, vem a construção, e as surpresas são muitas e constantes, porque a execução de uma obra é algo complexo que ainda depende de muitos fatores, começando pelas condições do tempo, das fundações e pelas informações que, às vezes, nos chegam de forma equivocada. Mas nós assumimos os riscos, mediante rigoroso planejamento e controle, porque o medo não existe, já que a confiança e a certeza de conseguir sempre existiram. Chegamos a executar obras em condições bastante difíceis e nunca desistimos."

FLEXIBILIDADE
"Estamos mudando o tempo todo, desde a época em que começamos, mudando a nossa maneira de encarar a obra, porque estamos aprendendo e adaptando-nos aos novos tempos. Além disso, o mundo gira e as requisições e as possibilidades são sempre diferentes. Acima de tudo, temos que ter muita flexibilidade, que é um dos nossos principais ingredientes. Nós somos bastante flexíveis e ágeis também, sem esquecer da qualidade e da certificação dela. Acreditamos que a honestidade e a ética profissional são as bases que devem nortear qualquer empresa. Quem não trabalhar com lucidez e transparência hoje está perdido, pois tem que haver o diálogo e a confiança. Para atingir o sucesso empresarial atualmente, é preciso ter otimismo, coragem, e perseverança. O empresário que não tiver perseverança fica pelo caminho, pois empreender é como participar de uma maratona. Aquele que não tomar cuidado e se cansar logo no começo não chega no final para colher os resultados. Tudo tem que ter a dosagem certa, sem dar pulos, e sim passos adequados para não passar da medida, olhando sempre para a frente."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.