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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 713 (04/12/2005)

Administração da Expectativa

A iniciativa de empreender um negócio demanda uma série de virtudes, sem as quais ninguém consegue chegar a lugar nenhum em termos de conquista de mercado e de consolidação de uma marca. Além da coragem para assumir todos os riscos inerentes à livre iniciativa, o mais importante é saber conviver com a inquietação das relações corporativas no dia-a-dia e compreender que nada acontece do dia para a noite. O ponto de maturação de uma empreitada pode estar muito longe do seu início, mas isso não pode e não deve ser encarado como sinal de que o sucesso não vai acontecer. Se não tivesse sido capaz de administrar sua inquietude de forma constante, Anderson Lemos Birman, fundador da Arezzo Indústria e Comércio Ltda. - www.arezzo.com.br -, certamente não teria visto consolidada uma das grifes de calçados mais famosas do País. Aos 18 anos, depois de várias tentativas de negócios e sempre ao lado do irmão, resolveu criar uma fábrica de sapatos que, 33 anos mais tarde, originou a maior rede de franquias da América Latina que vende cerca de 3,5 milhões de pares de calçados por ano. Em depoimento exclusivo, ele revela quais foram os momentos estratégicos mais importantes dessa longa trajetória.

INCENTIVO
"Nós tínhamos um padrão de vida alto, proporcionado pelo nosso pai. No entanto, a crise da bolsa dos anos 70, com a conseqüente perda do nosso dinheiro, incentivou-nos a montar o próprio negócio para que pudéssemos continuar mantendo-nos. Foi quando nós iniciamos uma fábrica de calçados masculinos que, por força do destino e também pela identidade que começamos a ter com os sapatos femininos, interpretando o que as mulheres desejariam usar, fez com que a marca acontecesse e se projetasse no mercado nacional. Não houve um plano mas, sim, um idealismo que eu considero mais importante, além da nossa vontade de vencer, que era maior do que qualquer planejamento, incluindo nisso tudo certa dose de racionalidade. Toda a nossa determinação, associada a conceitos de racionalidade e a conceitos acadêmicos de gestão que conseguimos perceber naquele início de negócio, foi conduzindo-nos a, intuitivamente, ter uma rota a seguir. Não tínhamos um planejamento, mas tínhamos um objetivo, um rumo, e sabíamos aonde queríamos chegar."

CINCO ANOS
"O prazo de gestão de uma empresa que não nasce fruto de um planejamento formal e profissional é de no mínimo cinco anos, da concepção do negócio até a empresa nascer, propriamente dito. Sem esse tempo, é impossível perceber qualquer negócio, qualquer tendência forte, qualquer estratégia e qualquer política de um segmento de mercado. Atrás de uma empresa de sucesso sempre tem um produto de sucesso. Nesse sentido, algum fato relacionado ao sucesso do produto tem que acontecer para que a empresa também possa ser alavancada. Hoje, as alavancagens modernas são financeiras e, para empresas que nasceram e aconteceram como a nossa, a competência pragmática é fundamental. Por isso, temos que nos reinventar e renascer todos os dias, pensando que todo dia ainda é o primeiro, e é com essa inquietude em busca do melhor que temos sobrevivido durante esses 32 anos."

ELIXIR
"Atualmente, procuro buscar forças externas, até mesmo por meio de consultorias, para poder dominar minhas expectativas e temporizar melhor minhas ações. É um exercício constante, porque eu não quero diminuir a sensação de que devemos querer mais, mas eu preciso administrar isso. A expectativa funciona como um elixir, como a pedra fundamental para as mudanças necessárias. No decorrer da nossa trajetória, passamos por uma grande transformação. Em 1996, decidimos fechar a fábrica em Belo Horizonte e terceirizar totalmente a produção para as indústrias do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Foi uma decisão muito acertada e difícil, que exigiu planejamento, o que vem a ser um contraste com o início da empresa, porque encerramos as atividades de uma indústria de 22 anos, funcionando plenamente e a todo vapor com 2.500 funcionários. Foi um marco em nossa história que exigiu bastante perícia de toda a equipe, e fomos bem sucedidos nisso."


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