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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 716 (25/12/2005)

Sofisticação ao Alcance de Todos

A economia atual, que facilita e propicia a relação entre fabricantes e fornecedores de matéria-prima em nível mundial, permite que produtos antes sofisticados e direcionados a um nicho muito restrito de consumidores possam ser fabricados em grande escala, sem perder o glamour e a qualidade que fazem toda a diferença. São oportunidades que se abrem cada vez mais àqueles que sabem reconhecer, investir e planejar o crescimento de uma empresa passo a passo, viabilizando financeiramente a aquisição de artigos de luxo a um público consumidor sempre maior. É o caso de José Vicente Ristow Testani, diretor comercial da Plooma Indústria Comércio Ltda. - www.plooma.com.br -, empresa especializada em travesseiros e edredons com enchimento de pluma de ganso, além de uma linha completa de roupa de cama para o segmento de hotelaria, elaborada com flexibilização, seguindo os padrões estabelecidos pelos clientes. Em depoimento exclusivo, ele conta como aprendeu a ser empresário sem nenhuma tradição familiar em empreendedorismo e descreve as etapas de evolução de um negócio que vai completar cinqüenta anos de atividade, de acordo com lição que vivenciou na prática, enfatizando a importância de decidir, olhando sempre para a frente.

REESTRUTURAÇÃO
"A empresa nasceu com meu pai em 1956, que atendia somente tapeceiros por meio de um trabalho de enchimento de sofás com pena de ganso. Eu entrei em 1988, e até 1990 passamos por uma fase de reestruturação financeira. Conseguimos deixar o negócio bem estruturado, graças ao trabalho com resultados e, a partir daí, começamos a industrializar os travesseiros. Comecei a colocar os produtos nas lojas, a ir atrás de maquinário e a pesquisar tudo, incluindo a primeira importação. Dessa forma, a Plooma foi crescendo, fomos abrindo filiais e temos hoje a sede em Caieiras, na Grande São Paulo. Até 1997, usávamos só o nome Plooma, mas voltamos a usar o nome Testani, para lançar alguns produtos top de linha para roupa de cama e, há três anos, abrimos uma loja com esse nome."

CONCEITO
"Tivemos um trabalho intenso para introduzir no Brasil o conceito de pena e pluma de ganso, porque o europeu compra essa idéia, mas aqui foi muito difícil. Até o ano retrasado, o nosso objetivo era tentar fazer um travesseiro de pena acessível a todo mundo, e nós conseguimos. Basta ver no mercado, que caiu o preço. Nós parcelamos e fazemos de tudo para tornar esse produto acessível a qualquer cidadão. Em 1997, conseguimos colocar em hotéis e em pousadas a linha de cama e de travesseiro de pena e pluma. Isso é um diferencial não só para hotéis vip mas também em termos mundiais no ramo hoteleiro ao qual fomo-nos adaptando em termos de padronagem e de tamanhos diferenciados. Quando percebemos que era possível vender em grandes quantidades, conseguimos parceiros na Itália e na China, utilizando tecnologia alemã para fazer o processo final, que é o enchimento. Com isso, centralizamos e alavancamos o negócio."

ETAPAS
"O crescimento de uma empresa acontece por etapas. Quando se é pequeno, os funcionários são companheiros, mas, quando passamos para uma etapa superior, muitos deles não têm instrução para acompanhar, e essa demissão é muito difícil. Depois, vem a terceira etapa, porque, se um empresário quiser crescer mesmo, ele terá que contratar profissionais altamente capacitados e com visão empresarial. Quando se vem de uma família de administradores, acabamos adquirindo um pouco da maneira que permite antever os resultados do trabalho. Como eu não tinha essa tradição, tive que aprender na prática e ainda estou aprendendo, contratando profissionais para me ensinar a gerenciar com eficiência. Além de uma consultoria, contratamos também um gerente-geral para poder delegar, porque a empresa cresceu e, se tentarmos abraçar tudo, ela acaba ficando muito lenta. Vai chegar num momento em que teremos que parar de crescer ou então distribuir essa empresa em várias unidades menores, com uma dinâmica compatível com a economia globalizada. Em termos de exportação, optamos pela estratégia de vender para países em que quase ninguém vende. Com isso, a concorrência é menor e as pessoas se sentem mais privilegiadas."


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