Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 718 (08/01/2006)

Esperança Além das Origens

Em um país como o Brasil, onde existe uma diversidade sóciocultural imensa que se mistura à chegada de pessoas das mais diferentes partes do mundo, trazendo pouca bagagem, mas com a cabeça cheia de sonhos, empreender sempre foi e continuará sendo por necessidade. Ninguém conseguiria enfrentar os riscos de um ambiente e de uma economia que causam dificuldades à rotina da atividade empresarial, se não vislumbrasse nela a única forma de viver e prosperar em um país desconhecido. Nesse sentido, até mesmo a barreira imposta pelas origens são derrubadas pela vontade de vencer e de conquistar um lugar na sociedade por meio do empreendedorismo. Esse foi o caso de Henrique Oblonczyk, proprietário do restaurante e pizzaria A Esperançawww.pizzariaesperanca.com.br. Apesar de ser descendente direto de húngaros e alemães e de ostentar um nome que em nada remete à tradição gastronômica da Itália, ele e a família comandam há cinco décadas um negócio inovador para a época, em um local muito distante dos conhecidos redutos das colônias italianas próximas do centro de São Paulo. Em depoimento exclusivo, ele fala sobre o pioneirismo de tocar uma pizzaria no bairro do Morumbi e revela a estratégia que utilizou com sucesso para expandir por meio de sociedades formadas para trabalhar no sistema delivery.

CONTINUIDADE
"A Esperança foi fundada em 1957 por uma família italiana. Nós adquirimos o ponto três anos depois e continuamos o negócio com o mesmo produto e mantivemos o nome até hoje. Corremos o risco e demos a sorte de apostar em um negócio que tinha sucesso garantido, pois, na época, quase não existiam pizzarias nessa região da cidade. No começo, nem mesmo funcionários nós tínhamos. Eu e meu irmão aprendemos a fazer pizza, uma especialidade que ainda não havíamos provado em razão das nossas origens, enquanto meu pai e minha mãe tomavam conta do caixa. Quando iniciamos, existiam apenas seis tipos de pizza. Atualmente, temos cerca de trinta sabores diferentes que fomos introduzindo no cardápio, de acordo com as exigências do mercado e do público que fomos conquistando no decorrer de todos esses anos e que se mantém cativo até hoje."

EXPANSÃO
"Começamos a implementar o sistema delivery há dez anos, e a estratégia utilizada foi sempre a associação com pessoas que estavam dispostas a empreender, com dedicação exclusiva. O primeiro sócio que apareceu era um cliente que me fez uma proposta praticamente irrecusável. Ele me propôs um negócio no qual eu não iria nem gastar dinheiro, ou seja, entraria apenas com a marca e com a receita das pizzas, e a fabricação e a entrega domiciliar ficaria por conta dele. Foi a melhor decisão que eu tomei na vida, porque essa pessoa é muito correta e correspondeu às minhas expectativas. Hoje, ele e a família estão comigo, e já temos quatro lojas em sociedade. Atualmente, temos oito lojas delivery. As outras quatro são com outros sócios que estavam na mesma situação, com o mesmo perfil, precisando trabalhar e ganhar dinheiro. Estamos abertos a propostas, pois pensamos em expandir por meio de sociedade, e não por meio de franquia, que consideramos uma relação muito desgastante para ambas as partes nesse ramo."

CARISMA
"O nosso diferencial não está apenas na qualidade da pizza mas também no carisma da casa. O negócio tem que ter carisma, principalmente um restaurante que é um lugar sagrado para aquele horário no qual os clientes querem tranqüilidade e alegria para estar com a família e com os amigos. Todos se arrumam e dão início a um ritual que começa bem antes de eles chegarem até aqui. Se fossem mal atendidos, certamente iriam decepcionar-se e jamais voltariam. Como o meu filho cresceu aqui dentro, ele veio trabalhar comigo e renovou bastante o estabelecimento, o que fez toda a diferença. Quando chegamos numa certa idade, fazemos tudo da mesma maneira e o mercado exige sempre outras atitudes. Ele trouxe idéias novas da faculdade e implementou uma reforma com a ajuda de especialistas para tornar o ambiente mais aconchegante e convidativo. Em conjunto, temos um controle das atividades que eu, sozinho, talvez não conseguisse ter. Para um negócio dar certo, o empresário tem que acreditar e ir firme, sem desanimar nos primeiros meses, porque a persistência é que faz o sucesso."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.