Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 725 (25/02/2006)

Para Sempre Empreendedor

Quem possui uma vida inteira de dedicação à livre iniciativa certamente vai levar a marca do empreendedorismo no decorrer da existência. O envolvimento com a tarefa de gerenciar pessoas e negócios todos os dias acaba transformando-se em estilo de comportamento que permanece para sempre, tornando a chama do espírito empreendedor eterna. Ser dono do próprio negócio, para aqueles que são empresários de fato e por vocação, significa muito mais do que um meio de sobrevivência. Nesse sentido, comandar uma empresa vai além de uma simples tarefa profissional para se transformar em uma missão social e em um compromisso individual de sucesso e de crescimento. Prova disso é o caso de Enrico F. Cirillo, um dos diretores da Office Mídia - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3682-4742, especializada na criação de publicidade por meio de outdoors. Ao vender a antiga empresa, que teve início no final da década de 60, para uma multinacional por uma proposta irrecusável, ele sentiu saudades e recusou a aposentadoria. Em pouco tempo, juntamente com os mesmos sócios de antes, decidiu voltar para a ativa e montou um novo negócio na mesma área de atuação. Hoje, enfrenta o desafio de ser concorrente da estrutura que criou. Em depoimento exclusivo, ele fala da solidão longe do mercado, do arrependimento e da vontade de retomar aquilo que já foi seu.

COMEÇO
"Em 1969, montamos uma empresa pequena chamada Local Publicidade, que começou em São Paulo. Durante o dia, fazíamos contatos com os anunciantes das agências de publicidade e, à noite, íamos para o galpão para dirigir o caminhão que levava os funcionários para montagem dos outdoors nas ruas. Depois, tivemos a oportunidade de expandir para a grande São Paulo e outros estados brasileiros. Nessa mesma época, eu e mais um grupo de jovens nos reunimos e conseguimos formar um grupo de mídia que estabeleceu de forma pioneira, por meio de pesquisas, como deveria funcionar a propaganda no País em termos de tempo de intervalo comercial nos veículos eletrônicos, exposição de outdoors e espaço nos veículos impressos. Todos esses conceitos foram estabelecidos por nós, do ponto de vista das exigências e da fiscalização, pois ainda não havia nada estipulado."

VENDA
"No ano de 2000, surgiu a oportunidade de vender a empresa para uma multinacional. Foi uma ação inédita, porque, até então, nenhum grupo estrangeiro tinha comprado uma empresa de serviços no Brasil. Eles fizeram uma proposta que nos deixou balançados e tomamos a decisão de vender. Depois disso, tentei algumas investidas em outras áreas, mas resolvi voltar a fazer aquilo que sabia. O dinheiro só me trouxe uma solidão que não me fez bem, uma sensação de vazio muito grande. Por isso, eu e meus dois sócios que também compartilhavam esse sentimento, resolvemos começar tudo de novo no mesmo ramo de atuação, e hoje somos concorrentes da empresa que vendemos e nossa intenção é readquiri-la. Temos uma sensação grande de arrependimento e queremos ter aquilo que criamos de volta. O erro do empresário está em pensar em se aposentar, é uma maneira de se enterrar por antecipação. Ninguém deve se aposentar, pois a ilusão do descanso funciona por alguns meses. Depois vem vontade de ter a vida movimentada, de ser útil novamente."

ELIXIR
"O elixir da saúde é trabalhar e ter sonhos. Hoje, já me sinto melhor, porque estamos crescendo e já expandindo no interior de São Paulo e em outros estados. A cada mês, inauguramos escritórios em novas cidades, e isso dá uma sensação alegre de ganho e de construção com capital próprio. Quem quer empreender atualmente precisa procurar novas oportunidades de mercado e preparar-se tecnicamente para enfrentar o desafio empresarial. Tem que saber computação, falar mais de um idioma, ter conhecimento universitário e estar a par de tudo que acontece. Quando delegamos uma praça a um gerente, a nossa estratégia infalível é criar uma estrutura de benefícios para que a pessoa nunca coloque em risco o seu emprego. Se tivesse que orientar um empresário com a minha experiência, diria para lutar e jamais vender o seu negócio, por pior que esteja a situação. Trata-se de uma questão de respeito para com ele mesmo. Nunca se deve parar de trabalhar fazendo aquilo que conhecemos, isso é fundamental."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.