Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 732 (16/04/2006)

Propaganda para Viagem

No ínício dos anos 80, o então engenheiro Luiz Roberto Kallas, que atuava em uma empresa que tinha acabado de ganhar a licitação para as lojas do free-shop nos aeroportos brasileiros, começando pelo Galeão, no Rio de Janeiro, percebeu que a falta de um esquema publicitário exclusivo para esses ambientes estava preocupando os fornecedores de produtos importados. Ao notar a carência e a necessidade de criar esse nicho de mercado no País, ele decidiu empreender na área de comunicação, criando a primeira empresa do Grupo Kallas Comunicação e Mídia Exterior - [email protected] - Tel.: (11) 3817-0900 –, destinada a produzir apenas propaganda aeroportuária. Para essa empreitada, teve que ir à Brasília pedir autorização do ministério responsável, e esse pioneirismo deu início a mais um ramo de atividade que, em pouco tempo, fez surgirem dezenas de empresas voltadas para esse fim. Apesar de toda a burocracia e da rigidez das normas da Infraero, Luiz Roberto conta com exclusividade como ele e sua equipe não esmoreceram, atuando hoje em 96 aeroportos para atender as necessidades dos clientes que desejam ver seus produtos estampados em painéis com imagens de qualidade pelos corredores e saguões de embarque e de desembarque dos passageiros de avião.

RESISTÊNCIA
"Mesmo já existindo no mundo inteiro, encontramos certa resistência para o mercado habituar-se a essa forma de mídia pela falta de costume e de parâmetros, mas já colocamos as atividades em operação em pouco tempo. Nós recebíamos lá de fora os formatos e conseguimos uma empresa brasileira que começou a importar o alumínio para fazer as peças. Depois, por meio da criatividade brasileira, fomos produzindo as mensagens e as imagens dentro dos nossos padrões. Hoje, os aeroportos brasileiros estão todos tomados por propaganda, e chegamos a ter fila de clientes para ocupar um espaço. A rigidez dentro da Infraero é muito grande, pois qualquer imagem que vai ser colocada no aeroporto tem que ser aprovada. Na rua, é possível colocar qualquer imagem, e ninguém discute, mas dentro dos aeroportos tem que passar por vários setores, o que exige uma organização muito grande, e uma equipe expert tem que trabalhar todo o tempo ligada à engenharia da Infraero, uma vez que os aeroportos são a menina dos olhos do governo brasileiro."

ATENDIMENTO
"Com o passar do tempo, criamos outra empresa que cuida de pontos urbanos fora dos aeroportos e foi montada para atender um cliente no Brasil inteiro. Quem tinha o contrato perdeu por não ter atendido dentro do tempo, e esse é um ponto muito interessante. Por isso, o atendimento é muito importante para nós. Hoje, nós temos o nosso pessoal do departamento comercial quatro vezes por ano fazendo cursos com as maiores cabeças deste país. A cada quatro meses há uma personalidade dizendo o que gostaria de receber de uma empresa como a nossa, e a equipe toda da empresa recebe treinamento nessa área. O nosso pessoal de manutenção também é cobrado de forma muito rígida para dar o melhor serviço e corresponder ao que o cliente paga. Aqui, temos como regra dizer o que fica bom para o cliente, porque ele conhece muito bem o negócio dele, mas nós sabemos como fica a imagem fora da empresa e vivemos isso 24 horas por dia."

EVOLUÇÃO
"Um sábado por mês, todos os diretores e gerentes se reúnem para trocar idéias sobre a evolução da empresa, determinando qual o caminho que vamos seguir, porque nós recebemos cerca de 150 projetos mensais, e essa reunião acontece para ver o que vamos tocar para a frente, porque é humanamente impossível investir em tudo. Começamos logo pela manhã até a hora que terminar e então decidimos, do ponto de vista estratégico, o que é viável ou não. Somos ao todo seis gerentes de produto, e a cada quatro meses reunimos as filiais do Brasil inteiro para unificar a linguagem. Nós compramos quatro empresas de publicidade nos últimos seis meses, ampliando a cobertura que já temos e sempre desenvolvendo novos projetos. Estamos trabalhando muito sério para manter a cobertura perfeita nos nichos em que atuamos, porque não vale a pena ir para uma área nova deixando um vazio para trás."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.