Propaganda para Viagem
No ínício dos anos 80, o então engenheiro Luiz Roberto Kallas, que atuava em uma empresa que tinha acabado de ganhar a licitação para as lojas do free-shop nos aeroportos brasileiros, começando pelo Galeão, no Rio de Janeiro, percebeu que a falta de um esquema publicitário exclusivo para esses ambientes estava preocupando os fornecedores de produtos importados. Ao notar a carência e a necessidade de criar esse nicho de mercado no País, ele decidiu empreender na área de comunicação, criando a primeira empresa do Grupo Kallas Comunicação e Mídia Exterior - [email protected] - Tel.: (11) 3817-0900 , destinada a produzir apenas propaganda aeroportuária. Para essa empreitada, teve que ir à Brasília pedir autorização do ministério responsável, e esse pioneirismo deu início a mais um ramo de atividade que, em pouco tempo, fez surgirem dezenas de empresas voltadas para esse fim. Apesar de toda a burocracia e da rigidez das normas da Infraero, Luiz Roberto conta com exclusividade como ele e sua equipe não esmoreceram, atuando hoje em 96 aeroportos para atender as necessidades dos clientes que desejam ver seus produtos estampados em painéis com imagens de qualidade pelos corredores e saguões de embarque e de desembarque dos passageiros de avião.
RESISTÊNCIA
"Mesmo já existindo no mundo inteiro, encontramos certa resistência para o mercado habituar-se a essa forma de mídia pela falta de costume e de parâmetros, mas já colocamos as atividades em operação em pouco tempo. Nós recebíamos lá de fora os formatos e conseguimos uma empresa brasileira que começou a importar o alumínio para fazer as peças. Depois, por meio da criatividade brasileira, fomos produzindo as mensagens e as imagens dentro dos nossos padrões. Hoje, os aeroportos brasileiros estão todos tomados por propaganda, e chegamos a ter fila de clientes para ocupar um espaço. A rigidez dentro da Infraero é muito grande, pois qualquer imagem que vai ser colocada no aeroporto tem que ser aprovada. Na rua, é possível colocar qualquer imagem, e ninguém discute, mas dentro dos aeroportos tem que passar por vários setores, o que exige uma organização muito grande, e uma equipe expert tem que trabalhar todo o tempo ligada à engenharia da Infraero, uma vez que os aeroportos são a menina dos olhos do governo brasileiro."
ATENDIMENTO
"Com o passar do tempo, criamos outra empresa que cuida de pontos urbanos fora dos aeroportos e foi montada para atender um cliente no Brasil inteiro. Quem tinha o contrato perdeu por não ter atendido dentro do tempo, e esse é um ponto muito interessante. Por isso, o atendimento é muito importante para nós. Hoje, nós temos o nosso pessoal do departamento comercial quatro vezes por ano fazendo cursos com as maiores cabeças deste país. A cada quatro meses há uma personalidade dizendo o que gostaria de receber de uma empresa como a nossa, e a equipe toda da empresa recebe treinamento nessa área. O nosso pessoal de manutenção também é cobrado de forma muito rígida para dar o melhor serviço e corresponder ao que o cliente paga. Aqui, temos como regra dizer o que fica bom para o cliente, porque ele conhece muito bem o negócio dele, mas nós sabemos como fica a imagem fora da empresa e vivemos isso 24 horas por dia."
EVOLUÇÃO
"Um sábado por mês, todos os diretores e gerentes se reúnem para trocar idéias sobre a evolução da empresa, determinando qual o caminho que vamos seguir, porque nós recebemos cerca de 150 projetos mensais, e essa reunião acontece para ver o que vamos tocar para a frente, porque é humanamente impossível investir em tudo. Começamos logo pela manhã até a hora que terminar e então decidimos, do ponto de vista estratégico, o que é viável ou não. Somos ao todo seis gerentes de produto, e a cada quatro meses reunimos as filiais do Brasil inteiro para unificar a linguagem. Nós compramos quatro empresas de publicidade nos últimos seis meses, ampliando a cobertura que já temos e sempre desenvolvendo novos projetos. Estamos trabalhando muito sério para manter a cobertura perfeita nos nichos em que atuamos, porque não vale a pena ir para uma área nova deixando um vazio para trás."
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