Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 748 (06/08/2006)

Conhecimento ao Alcance de Todos

O discurso sobre o engajamento social das empresas é muito propagado na teoria, mas pouco aplicado na prática, mesmo sendo o Brasil um país repleto de regiões carentes, incluindo milhares de favelas e periferias que quase nunca são lembradas como público consumidor pela livre iniciativa. Por vir desse meio e ter conseguido depois de muito esforço formar-se em uma universidade no curso de letras, Dirós Batista Santos soube usar o seu talento empresarial na área de vendas e a criatividade no método de ensino para montar uma rede de escolas profissionalizantes para atender a demanda de capacitação das classes menos favorecidas da sociedade. Ao montar a Future View, uma escola profissionalizante que oferece cursos de rotinas empresariais, de inglês e de informática, ele divide com as populações mais carentes o que aprendeu no decorrer da vida, além de possibilitar a agilidade educacional para que todos possam competir no acirrado mercado de trabalho. Ninguém como ele para reconhecer o valor da instrução para o sucesso pessoal e profissional e fazer da sua jornada empreendedora um compromisso verdadeiro de apoio e de difusão do saber. Em depoimento exclusivo, Dirós - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 5891-6155 - relata como uniu a vocação para aprender e ensinar a atividade empreendedora, com o objetivo maior de democratizar o conhecimento.

ESFORÇO
"Órfão de pai e com seis anos de idade, eu já saía para trabalhar, catava ferro-velho, engraxava sapatos, fazia carretos na feira e pacotes em supermercado. Eu fui militar e cheguei a ir para o quartel, mas lá dentro eu vi que não era o meu foco. Foi então que resolvi voltar a estudar aos 18 anos, até concluir a faculdade. Trabalhei em uma antiga sucursal da Mercedes-Benz no Brasil e comecei a ter contato com pessoas de sucesso. Vendo tudo aquilo, decidi dar uma guinada na vida, acreditando que sempre poderia conseguir mais. Fazia inglês por correspondência, porque eu não tinha condições para pagar, e ia aprendendo a falar com os americanos que trabalhavam na empresa. Com apenas R$ 20 no bolso, foi a dedetizadora de um amigo que me financiou o primeiro pedido de veneno. Com a ajuda da minha mulher, aperfeiçoamos o produto e montamos um kit com rótulo e manual de aplicação que foi um sucesso de vendas e me permitiu atender vários clientes de grande porte."

MUDANÇA DE FOCO
"Fazer dedetização era importante, mas não era o meu sonho, porque eu continuava dando aula e achava maravilhoso ensinar, principalmente os jovens da periferia. Foi quando resolvi montar uma escola. Comecei escolhendo uma franquia, trabalhei alguns anos em cima dessa marca, mas não via a satisfação do cliente. Decidi desfazer do negócio e montar a Future View, com uma visão inovadora de ensino, trazendo o aluno para a realidade. Isso foi importante, porque percebi a mudança. Com a Future View, eu não tinha problemas de cancelamentos, desistência e inadimplência, porque o cliente fica satisfeito. Eu dou preferência sempre para o cliente e falo isso para os colaboradores e fornecedores. O nosso diferencial de mercado é fazer com que o jovem possa ver que ele está em uma boa escola, que reconhece a necessidade de estar empregado, pois encaminhamos todos, desde o momento da matrícula."

EXPANSÃO
"A Future View está totalmente centralizada na Zona Sul de São Paulo em quatro unidades. Nos bairros de Capão Redondo, Grajaú, M’Boi Mirim e Jardim Ângela, que são as regiões mais carentes da cidade, e esse é o meu nicho de mercado. Todo empresário quer que a empresa dê lucro, mas não visamos somente isso. O nosso tipo de curso, a maneira como abordamos isso e como introduzimos as pessoas no mercado de trabalho torna-nos parecidos com uma ONG que não é financiada pelo governo. O nosso marketing é agressivo, fazemos outdoor, busdoor, rádio, jornal da região, panfletagem, parcerias com empresas e mala-direta. O modelo de franquia já foi lançado, e qualquer pessoa que estiver interessada pode procurar-nos. Primeiro vamos fazer uma análise do perfil desse candidato, pois queremos franqueados que realmente tenham o ideal de ser empreendedores para o ser humano, além de estarem abertos para trabalhar com esse nível de alunos com que a escola já trabalha."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.