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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 756 (01/10/2006)

Felicidade de Bandeja

Para ser bem sucedido na criação e na consolidação de novo negócio no mercado não basta apenas ter a dedicação e a coragem necessárias para enfrentar todos os desafios da livre iniciativa no Brasil. Gostar de empreender e fazer disso um meio de vida sustentável é o principal fator capaz de gerar a disposição e a capacidade estratégica indispensáveis à superação dos numerosos obstáculos da rotina empresarial. Um exemplo edificante nesse sentido é Mario Chady, presidente e sócio fundador do Grupo Spoleto - www.spoleto.com.br. Dotado de um espírito empreendedor nato, ele encontrou a realização pessoal e profissional desde cedo, montando negócios diversos, até a criação da rede de franquias Spoleto, em conjunto com o amigo de infância Eduardo Ourivio, vice-presidente do grupo e sócio fundador da rede, no final da década de 90, fruto da experiência no ramo de grandes restaurantes no Rio de Janeiro e da visão de partir para uma estrutura menor e mais abrangente que pudesse ser instalada nas praças de alimentação dos shopping centers e expandir-se no formato de franquias por todo o País. Em depoimento exclusivo, ele relata a trajetória de verdadeira revolução que o levou à felicidade empresarial de forma definitiva.

TRANSFORMAÇÃO
"O Spoleto nasceu de uma visão da realidade por volta 1995. Já tínhamos uma série de conceitos de alimentação nessa época e estávamos tendo muito sucesso do ponto de vista do nível das lojas em operação, mas, em termos da gestão empresarial, não havia sinergia. Tínhamos um escritório central que funcionava como retaguarda e, num belo dia, descobrimos que estávamos sofrendo de macrocefalia administrativa, ou seja, uma cabeça enorme para pés pequenos. Para onde a cabeça ia, os pezinhos tentavam acompanhar, ficavam rodando e eu, particularmente, não agüentava mais trabalhar de madrugada como dono de restaurante, que é mesmo uma questão de vocação. Trabalhar na noite não era o meu estilo de vida, e aquilo começou a me tirar muita energia. Foi quando concebemos um conceito visionário de negócio para sair de restaurante e entrar nas praças de alimentação. O desafio era como levar toda a nossa experiência e a qualidade de atendimento para estruturas reduzidas de maneira que pudéssemos crescer com velocidade. Foi aí que surgiu a idéia da massa, que é um alimento da culinária mundial ao qual poderíamos agregar valor facilmente."

DESCOBERTA
"Meu sócio viajou e visitou um chefe de cozinha com quem tinha trabalhado no ramo de hotelaria e estava fazendo um Pasta Bar em um hotel de Miami, montado com um fogareiro, três tipos de massas e dois tipos de molho. Ele chamava o cliente para escolher e fazia a preparação dos pratos na hora, gerando um movimento grande na hora do almoço. No mesmo dia, começamos a desenvolver o Spoleto. Desde o primeiro traço, o negócio foi concebido para ser franqueado, para crescer com velocidade, com qualidade de produto e de serviço dentro das praças de alimentação no Brasil afora, podendo ser administrado por qualquer pessoa disposta a empreender. Montamos uma unidade e depois lançamos a marca em uma feira de franchising em 1998. Já tínhamos dois anos de operação, exigidos pela lei, assim como o manual de franquia. Vendemos duas lojas nesse evento e, em de fevereiro de 1999, abrimos a primeira loja franqueada no Shopping Tijuca."

EXPANSÃO
"Hoje estamos presentes em todos os estados brasileiros com 145 lojas espalhadas. Em 2004, fizemos um acordo operacional com um grupo mexicano, no qual eles levaram o Spoleto para o México e nós assumimos a Dominos Pizza no Brasil. Acreditamos que grande parte do nosso crescimento vem do ato de buscar a felicidade e buscamos franqueados com esse perfil. Não conseguimos trabalhar sem sermos felizes. Trata-se de um processo de retroalimentação, pois o trabalho sustenta a felicidade e vice-versa. A qualidade do produto hoje é uma obrigação, e o serviço é o grande diferencial do século XXI, pois o consumidor quer ser tratado conscientemente e com individualidade. Grande parte dos empresários está enxergando isso, mas muitos tentam colocar em prática e ainda não conseguiram. O nosso negócio já nasceu com essa visão, por trazer um conceito customizado de alimentação."


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