Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 757 (08/10/2006)

Fome Empreendedora

O dia 5 de outubro foi escolhido para homenagear as pequenas e médias empresas brasileiras que são responsáveis pela maioria dos postos de trabalho no País. Negócios desses portes podem ser encontrados de norte a sul do território nacional, nas esquinas, nos bairros centrais e mais distantes de todas as grandes cidades. Não existe uma fórmula ou um caminho a ser perseguido para conquistar o sucesso na livre iniciativa. Enquanto muitas pessoas se preocupam em ter idéias geniais para montar uma empresa, como se fosse possível criar um site de busca como o Google todos os dias, outras observam e descobrem na própria rotina das suas vidas grandes oportunidades para apostar no empreendedorismo. Foi o caso de Marcello Pesce - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3079-2473, ex-executivo com mais de vinte anos de experiência em multinacionais, que, em sociedade com a mulher, se retirou do mercado corporativo para comprar um restaurante italiano já com fama consolidada, do qual era cliente. Com capital próprio, ele adquiriu o Il Fornaio D´Itália (www.ilfornaioditalia.com.br) para dedicar-se integralmente ao estilo original de atendimento criado pelo antigo dono. Em depoimento exclusivo, Marcello conta como se deu essa trajetória e de que forma conquistou qualidade de vida por meio da capacidade gerencial e administrativa.

DECISÃO RADICAL
"Eu poderia ter continuado a minha trajetória empresarial como executivo, só que o surgimento de uma oportunidade para sair do mundo coorporativo e passar para o empreendedorismo me levou a tomar essa decisão radical e importante. Eu já havia maturado com a minha mulher a idéia de abrir um negócio que ela iria tocar, uma vez que ela é formada em marketing, só que o surgimento da oportunidade de comprar o Fornaio D´Itália me fez também embarcar nessa empreitada. Trata-se de um negócio existente há treze anos e de uma casa muito conhecida e premiada quatro vezes como a melhor cantina de São Paulo, com clientes bastante fiéis. É um restaurante muito peculiar, pois não tem nada a ver com o modelo tradicional que todos conhecem. Adquirimos também a marca, o know how, a carteira de clientes e passamos a tocar o empreendimento juntos, depois de aprender todos os segredos da cozinha do antigo dono, que fez questão de nos treinar pessoalmente durante meses."

ORIGINALIDADE
"É um empreendimento diferente, porque era e ainda é muito personalizado pela figura do fundador, um italiano que chegou no Brasil há vinte anos. O nosso cardápio muda diariamente e eu o anuncio de maneira individual para cada mesa. Não existe menu, é como se nós fizéssemos uma dramatização do cardápio. Por isso, ele é personalizado, e eu tenho que estar aqui todos os dias no almoço e no jantar para fazer a apresentação das opções. Essa estratégia desperta o interesse dos clientes por não se tratar de um mecanismo frio de olhar o menu e escolher. Muito pelo contrário, eu explico detalhadamente como é feito cada prato, e grande parte das nossas matérias-primas é importada da Itália, o que nos garante uma qualidade fantástica no resultado final. Nós fazemos tudo, desde as compras, a cozinha e o atendimento, contando com a ajuda de três funcionárias. É um estilo que exige do proprietário presença integral, uma vez que são poucos os lugares onde é possível ser atendido pelo dono em São Paulo."

PADRÃO DE VIDA
"Nós não abrimos nos finais de semana, porque adotamos esse modelo que exige muito da nossa presença. Felizmente, o movimento do almoço e do jantar de segunda-feira a sexta-feira é suficiente para mantermos o nosso padrão de vida. Quando temos grupos grandes, que fecham a casa, fazemos uma disposição de mesas que permite que todos os clientes se levantem para conversar com amigos e familiares. Isso aqui é uma extensão da minha casa, e me sinto bem, porque eu vejo amigos e procuro, na medida do possível, saber o nome de todas as pessoas que estão aqui freqüentemente e conhecer os novos clientes que aparecem sempre. O nosso mérito foi ter comprado um negócio extremamente diferente, personalizado, e ter que substituir uma pessoa tão especial e tão carismática. Era um desafio manter a personalidade da casa de forma bem-sucedida. Dentro do meu estilo racional e detalhista, está funcionando, pois já estamos há um ano no comando do negócio."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.