Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 757 (08/10/2006)

Fome Empreendedora

O dia 5 de outubro foi escolhido para homenagear as pequenas e médias empresas brasileiras que são responsáveis pela maioria dos postos de trabalho no País. Negócios desses portes podem ser encontrados de norte a sul do território nacional, nas esquinas, nos bairros centrais e mais distantes de todas as grandes cidades. Não existe uma fórmula ou um caminho a ser perseguido para conquistar o sucesso na livre iniciativa. Enquanto muitas pessoas se preocupam em ter idéias geniais para montar uma empresa, como se fosse possível criar um site de busca como o Google todos os dias, outras observam e descobrem na própria rotina das suas vidas grandes oportunidades para apostar no empreendedorismo. Foi o caso de Marcello Pesce - e-mail: [email protected] - Tel.: (11) 3079-2473, ex-executivo com mais de vinte anos de experiência em multinacionais, que, em sociedade com a mulher, se retirou do mercado corporativo para comprar um restaurante italiano já com fama consolidada, do qual era cliente. Com capital próprio, ele adquiriu o Il Fornaio D´Itália (www.ilfornaioditalia.com.br) para dedicar-se integralmente ao estilo original de atendimento criado pelo antigo dono. Em depoimento exclusivo, Marcello conta como se deu essa trajetória e de que forma conquistou qualidade de vida por meio da capacidade gerencial e administrativa.

DECISÃO RADICAL
"Eu poderia ter continuado a minha trajetória empresarial como executivo, só que o surgimento de uma oportunidade para sair do mundo coorporativo e passar para o empreendedorismo me levou a tomar essa decisão radical e importante. Eu já havia maturado com a minha mulher a idéia de abrir um negócio que ela iria tocar, uma vez que ela é formada em marketing, só que o surgimento da oportunidade de comprar o Fornaio D´Itália me fez também embarcar nessa empreitada. Trata-se de um negócio existente há treze anos e de uma casa muito conhecida e premiada quatro vezes como a melhor cantina de São Paulo, com clientes bastante fiéis. É um restaurante muito peculiar, pois não tem nada a ver com o modelo tradicional que todos conhecem. Adquirimos também a marca, o know how, a carteira de clientes e passamos a tocar o empreendimento juntos, depois de aprender todos os segredos da cozinha do antigo dono, que fez questão de nos treinar pessoalmente durante meses."

ORIGINALIDADE
"É um empreendimento diferente, porque era e ainda é muito personalizado pela figura do fundador, um italiano que chegou no Brasil há vinte anos. O nosso cardápio muda diariamente e eu o anuncio de maneira individual para cada mesa. Não existe menu, é como se nós fizéssemos uma dramatização do cardápio. Por isso, ele é personalizado, e eu tenho que estar aqui todos os dias no almoço e no jantar para fazer a apresentação das opções. Essa estratégia desperta o interesse dos clientes por não se tratar de um mecanismo frio de olhar o menu e escolher. Muito pelo contrário, eu explico detalhadamente como é feito cada prato, e grande parte das nossas matérias-primas é importada da Itália, o que nos garante uma qualidade fantástica no resultado final. Nós fazemos tudo, desde as compras, a cozinha e o atendimento, contando com a ajuda de três funcionárias. É um estilo que exige do proprietário presença integral, uma vez que são poucos os lugares onde é possível ser atendido pelo dono em São Paulo."

PADRÃO DE VIDA
"Nós não abrimos nos finais de semana, porque adotamos esse modelo que exige muito da nossa presença. Felizmente, o movimento do almoço e do jantar de segunda-feira a sexta-feira é suficiente para mantermos o nosso padrão de vida. Quando temos grupos grandes, que fecham a casa, fazemos uma disposição de mesas que permite que todos os clientes se levantem para conversar com amigos e familiares. Isso aqui é uma extensão da minha casa, e me sinto bem, porque eu vejo amigos e procuro, na medida do possível, saber o nome de todas as pessoas que estão aqui freqüentemente e conhecer os novos clientes que aparecem sempre. O nosso mérito foi ter comprado um negócio extremamente diferente, personalizado, e ter que substituir uma pessoa tão especial e tão carismática. Era um desafio manter a personalidade da casa de forma bem-sucedida. Dentro do meu estilo racional e detalhista, está funcionando, pois já estamos há um ano no comando do negócio."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.