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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 758 (15/10/2006)

Comando Jovem

As imensas dificuldades para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho, além das numerosas exigências impostas aos iniciantes, estão fazendo surgir novo tipo de empreendedor no Brasil. É o jovem talentoso e criativo que raramente encontra reconhecimento ocupando um cargo dentro de uma empresa. Essas pessoas já perceberam que possuem mais oportunidade de serem bem sucedidas se comandarem o próprio negócio e, por isso, usam a possibilidade de cursar uma universidade para investir o conhecimento adquirido na livre iniciativa. Esse é o caso de Johnny Gonçalves, designer gráfico e diretor da Johnny Comercial Ltda. www.johnnycomercial.com.br . Desde cedo ajudando a mãe a fazer e a comercializar bordados industriais e acessórios para motociclistas no atacado, vislumbrou o grande segmento que tinha pela frente no setor varejista e usou toda a sua criatividade para montar uma loja especializada em bordados para motoclubes, dentro de um shopping center voltado para esses consumidores na região central de São Paulo. Em depoimento exclusivo, ele conta como planejou sua estratégia empresarial e revela que o segredo do sucesso das suas peças está na habilidade em lidar com os clientes e mostrar como a idéia sugerida pode ficar ainda melhor.

DESAFIO
"O que me estimulou para abrir a loja foi o intuito de ter um lugar para trabalhar em que pudesse fazer o mesmo trabalho, mas um pouco longe da minha mãe, porque sempre tivemos idéias muito diferentes. Ela é muito pé no chão, e eu gosto de arriscar um pouco mais. Felizmente, está valendo o risco, uma vez que estamos crescendo cada vez mais. Eu estava na faculdade de computação gráfica quando resolvi abrir o negócio com os clientes dela. Eu tenho o costume de ser muito perfeccionista em tudo que faço e sempre achei muito ruim ir a uma loja e ser mal atendido. Por isso, o foco principal na minha loja é, em primeiro lugar, o atendimento, o que me motiva a cada vez mais ter clientes. Trabalhamos com uma gama de produtos prontos, como bandeiras, bordados, frases, além de desenvolvermos qualquer tipo de bordado sob encomenda para motoclubes e empresas."

MODELO
"Eu gosto de deixar o cliente à vontade, sentindo-se em casa para que possa ter um lugar em que haja amigos para cumprimentar, tanto que eu tenho clientes que vêm aqui não só para comprar, mas apenas para nos ver, porque acabam virando amigos em 70% dos casos. O modelo que primeiro me pareceu mais conveniente foi um showroom um pouco diferente do que é hoje. A idéia principal era ter poucas mercadorias em estoque, uma amostra de cada, algo bem dinâmico. Porém, com o passar do tempo, isso foi modificando-se totalmente. Hoje, temos uma gama para venda de mais de 2 mil produtos em prateleira, contando frases, bandeiras e tudo mais. Isso vai mudando conforme o mercado e os clientes. O mercado passou a mandar na loja, e temos que correr atrás dele. Eu sempre tento sentir o que o cliente quer e do que ele precisa. Além de fazer o que ele quer, eu posso oferecer algo mais, e esse é o diferencial. Muita gente chega aqui com uma idéia e sai com outra, porque eu tento mostrar o que é melhor para ele e o que vai ficar bom."

INVESTIMENTOS
"No começo, tivemos muita dor de cabeça por falta de organização, e isso foi um problema muito grande, pois o cliente vinha buscar uma mercadoria e, às vezes, não sabíamos onde estava o pedido dele, algo que não acontece jamais agora. Outro problema que tivemos foi encontrar funcionários que realmente se comprometessem com o trabalho. O primeiro motoclube nos trouxe o segundo, o segundo trouxe o terceiro e hoje somos um dos maiores nomes em bordados para esse segmento do Brasil, atendendo motoclubes de todos os estados e até mesmo alguns de fora. Essa é uma área que pretendemos ampliar até metade do ano que vem, começando a atacar um pouco lá fora. Temos motoclubes no Japão, na Inglaterra, na Espanha e um na Argentina. Estamos atendendo agora um pedido de brasão de um motoclube daqui que tem uma extensão no México. Usei o meu curso superior para informatizar o negócio. O cliente vem à loja, traz uma imagem que é digitalizada e desenhada novamente para se transformar em bordado, mas todo o trabalho é feito pelo computador."


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