Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 327 (12/07/1998)

Sindicato Moderniza Prestação de Serviços

O incessante processo de aglutinação das organizações em torno de conglomerados, assim como a abertura econômica dos últimos anos, vem restringindo o espaço para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas em todo o mundo. Enfrentar tamanha competitividade representa para elas, hoje, um desafio que exige a participação das entidades de classe enquanto aliadas na luta pela sobrevivência e pela modernização. Um segmento que pode contar cada vez mais com esse apoio é o dos escritórios de contabilidade, que já chegam a 60 mil no Brasil. Eles atendem aproximadamente 3 milhões de empresas, sendo que 98% desse total divide-se entre micro (39,8%), pequenas (37,4%) e médias (20,8%). Para melhor assistir seus associados, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo (Sescon/SP) - www.sescon.org.br -, presidido - gestão 1998/2000 - pela empresária contábil Aparecida Terezinha Falcão, tem planos para tornar-se um modelo de referência em nível nacional. Em depoimento exclusivo, ela fala sobre as medidas que estão sendo implantadas e incentivadas durante sua gestão.

INTERIOR
"No projeto de trabalho para a minha gestão, está a interiorização do Sescon/SP, o que nada mais é do que levar a educação continuada na forma de palestras, cursos e eventos para o interior do estado. Tanto é que nós reinauguramos as delegacias de Ribeirão Preto e de São José do Rio Preto, contando com a presença maciça de empresários contábeis dessas respectivas regiões. Temos abordado temas como contrato de prestação de serviços, que são poucos os escritórios que utilizam, procedimentos internos e formas mais modernas de administração. Levamos também palestras técnicas sobre a substituição tributária do ICMS, por exemplo. Eles também procuram muito palestras sobre como se comunicar melhor com o cliente. No início, apresentamos nossa pauta de atividades, mas nos mantemos abertos para acatar sugestões, pois cada região tem necessidades próprias. A interiorização do sindicato é uma grande meta, porque temos oito delegacias regionais que, na realidade, estavam inoperantes."

NOVA SEDE
"Pretendemos mudar-nos da Rua Formosa, centro de São Paulo. A intenção é comprar um terreno e, a partir dessa aquisição, construir uma sede com aproximadamente 2 mil metros quadrados para atender melhor as nossas necessidades e dos nossos associados. Essa mudança vai tornar-se realidade em breve, pois o sindicato comemora 50 anos em 1999, e pretendo fazer tudo para estarmos situados em outro local até 31 de dezembro do próximo ano. Também o CPD está passando por uma reforma completa. Estamos trocando todos os computadores e montando um banco de informações do departamento jurídico para responder as consultas que recebemos. Nossa intenção é viabilizar um sindicato moderno e atualizado com trabalhos de base que visem, inclusive, uma participação social mais ativa. Pensamos ainda em formar câmaras setoriais para identificar melhor as reivindicações dos diferentes segmentos que pertencem ao Sescon/SP."

ATUALIZAÇÃO
"De 6 a 8 de agosto, estaremos realizando o XVI Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo nas instalações do Grande Hotel São Pedro, em Águas de São Pedro. É um evento que marca época no nosso sindicato, por ser muito bem elaborado, contando com a presença de grandes palestrantes e também de participantes de outros estados. Para este ano, já temos confirmadas as palestras de Rubens Approbato Machado, presidente da OAB, Luiz Fernando Levy, presidente do Grupo Gazeta Mercantil, Oscar Schimidt, atleta, José Maria Siviero, proprietário do 3º Cartório de Registros de Títulos e Documentos que recebeu o certificado ISO-9002, e de Francisco Fanizzi Neto, presidente da Nox do Brasil, que vai falar sobre a Internet no mundo dos negócios. A nossa intenção é sensibilizar as categorias que representamos para a importância do encontro, incentivando a participação dos empresários que buscam a evolução constante das suas empresas, por meio de uma abordagem diferente, com a apresentação de temas inéditos e de excelente nível. Entre eles, técnicas modernas de arquivo e corrupção em empresas de contabilidade, um assunto que nunca foi abordado antes."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.