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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 810 (14/10/2007)

Diversão com Alma de Negócio

Na prática diária do empreendedorismo não existem fronteiras, tamanha são as possibilidades de atuação dentro dos mais variados segmentos do interesse social, rompendo até as barreiras dos preconceitos regionais e culturais. No entanto, é preciso entender que, para dar certo, mesmo no campo da diversão, que parece fácil à primeira vista, é necessário organização, engenhosidade e observação precisa de pormenores que acabam fazendo toda a diferença. Quem aprendeu muito bem essa lição foi Marcello Borgerth, diretor da MB Produções – e-mail: [email protected] – Tel.: (11) 6959-6252 –, conhecida por animar eventos por meio de trios elétricos diferenciados. Como locutor de programas populares em diversas rádios, ele teve a oportunidade de fazer contatos com artistas e de virar apresentador itinerante de shows e eventos em praças públicas. Para isso, vendeu tudo o que tinha e investiu o dinheiro na montagem do seu primeiro caminhão, que funcionava como um palco. O diferencial veio com o tempo, garantindo à empresa, além da tecnologia de ponta, a alma brasileira necessária para ser bem recebida em todos os cantos do País. Em depoimento exclusivo, ele relata essa trajetória de muito suor, de criatividade e de reconhecimento nacional.

BAIRRISMO
"O rádio era uma paixão, mas acabou ficando para trás, porque a empresa foi-me tomando muito tempo, mas construir um trio elétrico em São Paulo sendo que a Bahia é que tem essa tradição, foi muito difícil. Tinha aquele bairrismo de que caminhão bom era só de Salvador. Por isso, tivemos que mostrar qualidade, equipamentos, mas, mesmo assim, era complicado conquistar as grandes bandas do Nordeste. Eu tive que ir até o palco do Olímpia enquanto a Ivete Sangalo passava o som para um show e me apresentar. Ela me falou que tinha um engenheiro que conhecia bem aquilo e perguntou se eu estava disposto a mexer no carro seguindo as orientações dele. Concordei e fomos consultar esse profissional que praticamente condenou quase todo o caminhão. Constatamos que tínhamos que trocar todas as caixas de som, que apresentavam uma pequena curvatura capaz de impedir o rendimento apropriado do som. Nesse momento, já estávamos construindo a segunda carreta e tivemos que trocar o equipamento dos dois caminhões. Aí começou a se espalhar por todo o Brasil que havia um trio novo, de som potente, moderno, e, de lá para cá, não paramos mais."


SOBREVIVÊNCIA
"Hoje, temos o Demolidor 1 e o Demolidor 2, que são trios muito sofisticados, com suspensão a ar e um sistema de som hidráulico. Eu vendi um apartamento, o único bem que possuía, para comprar esse equipamento, pois acreditava nisso e queria incrementar a MB Produções. Para continuar no mercado, não podíamos só depender de shows e micaretas, porque a concorrência oferecia sempre preços menores, sem se preocupar com a segurança e com a depreciação dos carros. Por estarmos em São Paulo, adotamos a estratégia de cobrar bem próximo da concorrência, mas tendo uma marca fixa e um caminhão de primeira linha. Foi muita loucura entrar nesse negócio, mas, depois que eu fui sentindo como ele funcionava, cheguei à conclusão de que ou saía do mercado ou tinha que inventar moda."


CRIATIVIDADE
"Já somos reconhecidos por termos dado novos formatos aos caminhões por conta própria, como se fosse um novo braço da empresa. Para o verão, criamos a Carnavela, que é um trio elétrico em formato de caravela, puxado por um trator pelas praias de dez cidades do litoral norte e sul paulista, levando marcas de grandes empresas. Depois, criamos a Lata Elétrica, para os patrocinadores de cerveja, como se fosse uma lata andando horizontalmente com a marca em tamanho gigante para atrair a atenção do público durante horas. Com essa idéia, pegamos a terceira colocação no prêmio de Melhor Campanha de Percepção de Marketing e Experimentação. Além do Carnafacul, que realizamos há cinco anos em conjunto com um grupo de faculdades e da participação anual do Carnaval de Salvador, estamos finalizando o projeto Bairro Folia para 2008. Nós vamos levar a festa pronta para cada bairro aniversariante, com trio elétrico, bandas musicais, comida e bebida de graça, contando com o apoio da Guarda Metropolitana, das subprefeituras, da Polícia Militar e dos patrocinadores."


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