Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 813 (04/11/2007)

Realizador por natureza

A atividade empreendedora pode surgir em diversos momentos e por vários motivos na vida de uma pessoa, mas, quando alguém nasce para criar empresas, esse dom transforma-se em trajetória pessoal marcada pela superação contínua das adversidades que fazem parte inerente do mundo corporativo. Qualquer um pode montar um negócio, mas mantê-lo no mercado por vinte anos, construindo uma marca de referência em seu segmento de atuação a partir da estaca zero, até mesmo em termos conceituais, é um desafio que somente os empresários natos conseguem vencer. Foi o caso de William D'Andrea Naswaty, fundador e diretor da Telelok Locações de Móveis para Escritório www.telelok.com.br. Desde muito cedo e por causa da doença do pai, ele aprimorou o talento empreendedor abrindo pequenos estabelecimentos comerciais até conseguir o primeiro emprego e perceber logo o quanto tinha vontade e talento para concretizar iniciativas empresariais. Em depoimento exclusivo, William faz um relato comovente de como enfrentou os altos e baixos do empreendedorismo, deixando evidente por que jamais conseguiu abrir mão de estar à frente na idealização e na consolidação dos seus projetos.

PRECOCE
"Comecei a trabalhar aos 13 anos e sempre enxerguei oportunidades de atuar como empreendedor. Abri um mercadinho para atender o bairro, depois uma rotisserie, uma cozinha industrial, uma padaria, um açougue, uma lanchonete, além de duas locadoras de carros e uma de equipamentos de engenharia e construção civil. Sempre quis criar negócios, e aí é que pesam as diferenças individuais. Existem pessoas que trabalham apenas por dinheiro, que é muito importante, sem dúvida, outros por cargos, posições e status. Eu sempre trabalhei por realizações, pois sonhava em fazer algo e só partia para um novo negócio após ter concretizado o antigo. Aos 18 anos, vendi tudo e fui trabalhar em uma loja de móveis como funcionário. Lá, conheci o que era e como funcionava o sistema de locação nesse nicho. Fui contratado para trabalhar na concorrência, em que alugávamos equipamentos para a engenharia e para a construção civil. Depois de um ano e meio, decidi abrir a Telelok, optando, no início, por trabalhar com a locação de móveis para eventos."


VISÃO AMPLA
"Montar um negócio é fácil, mas manter uma empresa por muitos anos no Brasil é muito difícil. Parei de estudar no colegial, quando abri a empresa, mas tive que aprender a trabalhar com tudo. Aprender o que era marketing na raça, o que era contabilidade, pois eu não sabia nem ler um balanço. Hoje, já posso discutir com os profissionais das áreas financeira, administrativa e de recursos humanos. Para isso, fiz cursos pequenos, assisti a palestras e faço tudo isso até hoje, pois o empresário precisa ter uma visão mais ampla do mundo em que atua. A Telelok nasceu fazendo locação de móveis para eventos e congressos. Em 1994, tivemos uma fase muito difícil e foi então que tomamos a decisão de ingressar no mercado corporativo, atividade pouco conhecida na época e que ainda hoje exige investimento considerável para sua propagação. Éramos, na época, três sócios e, basicamente, fechávamos uma empresa enquanto abríamos outra."


GRUPO
"De 2003 para 2004, fiquei sozinho à frente da Telelok e, por estar em uma situação difícil, minha saúde foi abalada. Tive vontade de largar tudo, mas existia toda uma história e um nome no mercado a zelar. É muito importante cuidar da integridade de uma marca, pois consolidá-la não é uma tarefa fácil - exige tempo e investimento, principalmente, para as pequenas empresas. Nesse momento, convidei o Nelson Domingues, para ser meu sócio. Conhecendo a realidade da empresa topou o desafio e, ao meu lado passou a atuar ativamente na profissionalização da equipe. Hoje, a Telelok investe em pesquisas de mercado, visando capitalizar nossos pontos fortes, reverter nossas fraquezas, antecipar movimentos da concorrência e avaliar a satisfação dos nossos clientes. Em pesquisa recente registramos quase 98% de aprovação. Com atuação nacional, possuimos escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro , Curitiba e Brasília. Destinamos 5% do faturamento às ações de marketing. Atualmente somos um grupo de empresas, composto pela Telelok Participações, que é a holding, a Telelok Locações, a WN Office, responsável pela venda de mobiliário, e a TLK Montagens, que cuida da logística das nossas empresas e de terceiros, fazendo o remanejamento dos móveis."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO). Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris
Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2025 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.