Realizador por natureza
A atividade empreendedora pode surgir em diversos momentos e por vários motivos na vida de uma pessoa, mas, quando alguém nasce para criar empresas, esse dom transforma-se em trajetória pessoal marcada pela superação contínua das adversidades que fazem parte inerente do mundo corporativo. Qualquer um pode montar um negócio, mas mantê-lo no mercado por vinte anos, construindo uma marca de referência em seu segmento de atuação a partir da estaca zero, até mesmo em termos conceituais, é um desafio que somente os empresários natos conseguem vencer. Foi o caso de William D'Andrea Naswaty, fundador e diretor da Telelok Locações de Móveis para Escritório www.telelok.com.br. Desde muito cedo e por causa da doença do pai, ele aprimorou o talento empreendedor abrindo pequenos estabelecimentos comerciais até conseguir o primeiro emprego e perceber logo o quanto tinha vontade e talento para concretizar iniciativas empresariais. Em depoimento exclusivo, William faz um relato comovente de como enfrentou os altos e baixos do empreendedorismo, deixando evidente por que jamais conseguiu abrir mão de estar à frente na idealização e na consolidação dos seus projetos.
PRECOCE
"Comecei a trabalhar aos 13 anos e sempre enxerguei oportunidades de atuar como empreendedor. Abri um mercadinho para atender o bairro, depois uma rotisserie, uma cozinha industrial, uma padaria, um açougue, uma lanchonete, além de duas locadoras de carros e uma de equipamentos de engenharia e construção civil. Sempre quis criar negócios, e aí é que pesam as diferenças individuais. Existem pessoas que trabalham apenas por dinheiro, que é muito importante, sem dúvida, outros por cargos, posições e status. Eu sempre trabalhei por realizações, pois sonhava em fazer algo e só partia para um novo negócio após ter concretizado o antigo. Aos 18 anos, vendi tudo e fui trabalhar em uma loja de móveis como funcionário. Lá, conheci o que era e como funcionava o sistema de locação nesse nicho. Fui contratado para trabalhar na concorrência, em que alugávamos equipamentos para a engenharia e para a construção civil. Depois de um ano e meio, decidi abrir a Telelok, optando, no início, por trabalhar com a locação de móveis para eventos."
VISÃO AMPLA
"Montar um negócio é fácil, mas manter uma empresa por muitos anos no Brasil é muito difícil. Parei de estudar no colegial, quando abri a empresa, mas tive que aprender a trabalhar com tudo. Aprender o que era marketing na raça, o que era contabilidade, pois eu não sabia nem ler um balanço. Hoje, já posso discutir com os profissionais das áreas financeira, administrativa e de recursos humanos. Para isso, fiz cursos pequenos, assisti a palestras e faço tudo isso até hoje, pois o empresário precisa ter uma visão mais ampla do mundo em que atua. A Telelok nasceu fazendo locação de móveis para eventos e congressos. Em 1994, tivemos uma fase muito difícil e foi então que tomamos a decisão de ingressar no mercado corporativo, atividade pouco conhecida na época e que ainda hoje exige investimento considerável para sua propagação. Éramos, na época, três sócios e, basicamente, fechávamos uma empresa enquanto abríamos outra."
GRUPO
"De 2003 para 2004, fiquei sozinho à frente da Telelok e, por estar em uma situação difícil, minha saúde foi abalada. Tive vontade de largar tudo, mas existia toda uma história e um nome no mercado a zelar. É muito importante cuidar da integridade de uma marca, pois consolidá-la não é uma tarefa fácil - exige tempo e investimento, principalmente, para as pequenas empresas. Nesse momento, convidei o Nelson Domingues, para ser meu sócio. Conhecendo a realidade da empresa topou o desafio e, ao meu lado passou a atuar ativamente na profissionalização da equipe. Hoje, a Telelok investe em pesquisas de mercado, visando capitalizar nossos pontos fortes, reverter nossas fraquezas, antecipar movimentos da concorrência e avaliar a satisfação dos nossos clientes. Em pesquisa recente registramos quase 98% de aprovação. Com atuação nacional, possuimos escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro , Curitiba e Brasília. Destinamos 5% do faturamento às ações de marketing. Atualmente somos um grupo de empresas, composto pela Telelok Participações, que é a holding, a Telelok Locações, a WN Office, responsável pela venda de mobiliário, e a TLK Montagens, que cuida da logística das nossas empresas e de terceiros, fazendo o remanejamento dos móveis."
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