Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 821 (30/12/2007)

Amigo do meio ambiente

O amor por um negócio herdado, que passou por várias gerações de uma família, vai além do que a simples manutenção das atividades e dos valores que sempre nortearam a empresa. Independentemente do ramo de atuação, a reinvenção empresarial, de acordo com a revolução tecnológica e com as necessidades de uma nova sociedade, consiste na principal missão daqueles que estão assumindo em pleno século XXI o comando de organizações que nasceram das grandes oportunidades do passado. Para isso, é preciso estar atento e atualizado com as exigências do papel corporativo, tendo em vista a solução de problemas sociais que ultrapassam as fronteiras dos países. O maior deles é a preocupação com o aquecimento global, que já desponta como uma das maiores ameaças ao Planeta. Como sócio-diretor da Lev Pneus Ltda., especializada na reforma de pneus para caminhões e tratores, sediada na cidade de Barretos, interior de São Paulo, Nixon Vilela Conceição - e-mail: [email protected] - Tel.: (17) 3323-4300 -, enfrenta o desafio de modernizar uma estrutura empresarial que teve início há quase sessenta anos graças ao espírito empreendedor e criativo do avô, que começou como borracheiro. Em depoimento exclusivo, ele revela como vem-se engajando em entidades representativas do seu segmento para fazer da empresa um modelo de referência em termos de proteção ambiental.

ORIGENS
"Quando meu pai assumiu o controle da empresa, deu um upgrade significativo. Passamos da vulcanização para a reforma, além de fazer recauchutagem e ressolagem a quente, e também a revender pneus novos de grandes fabricantes. Isso aconteceu no início da década de 60, quando a empresa começou a inovar com balanceamento de rodas e alinhamento de direção de veículos. Hoje, isso é comum em prestadoras de serviços ou em revendedoras de pneus, mas foi inovador naquela época. Como o pneu virou commodity, a margem de lucro era quase inexistente e o risco era muito alto em razão do volume para ter uma boa representatividade no mercado. Baseados em estudos que fizemos, redirecionamos o negócio às suas origens, focamos em reforma de pneus de caminhões e de tratores de terraplanagem e continuamos com a prestação de serviços como um truck center. Atendemos hoje desde o pequeno caminhoneiro até os grandes frotistas em nível regional."


ONDA VERDE
"A disputa de preço acaba eliminando algumas reformadoras do mercado, o que não é uma decisão inteligente, pois nós temos agora a onda do verde, e a reformadora de pneus é uma empresa amiga do meio ambiente. Eu pretendo estender esse procedimento para a reciclagem de pneus, visando realmente ser uma empresa completamente voltada às questões ambientais, que é um ponto forte atualmente em termos de responsabilidade social. Um dos pontos do nosso planejamento estratégico de 2008 na Associação Brasileira dos Reformadores de Pneus (ABR) e na Associação dos Reformadores do Estado de São Paulo (Aresp) consiste em buscar novas formas de promover uma concorrência saudável que nos ajude a crescer. Com relação à Lev Pneus, pretendemos agregar mais valor à prestação de serviços por meio de softwares de tecnologia, oferecendo outros produtos ao cliente de maneira que, na composição geral, ele leve vantagem e a empresa tenha um retorno financeiro satisfatório."


REVITALIZAÇÃO
"Além do network, e do convívio com clientes e fornecedores, tenho participado de forma efetiva das entidades de classe do nosso segmento para somar o conhecimento e a vivência de cada um em cada região do País. Todo empresário precisa desse contato, pois temos um mercado supercompetitivo, clientes mais exigentes e agentes inibidores do empreendedorismo. Os empresários precisam unir-se por meio dessas entidades para que possam fortalecer-se e especializar-se. Para quem assume uma empresa com tradição familiar, o trabalho é muito maior, porque envolve sentimentos, histórias e valores. O novo sucessor precisa ter uma habilidade muito grande para manejar tudo isso, mexer nas raízes e procurar unir essa experiência com o momento atual, que prevê a reestruturação estratégica pela conscientização ambiental. Planejamos ter em 2008 um share de 10% do mercado, o que equivale a 1,3 mil pneus reformados."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.