Amigo do meio ambiente
O amor por um negócio herdado, que passou por várias gerações de uma família, vai além do que a simples manutenção das atividades e dos valores que sempre nortearam a empresa. Independentemente do ramo de atuação, a reinvenção empresarial, de acordo com a revolução tecnológica e com as necessidades de uma nova sociedade, consiste na principal missão daqueles que estão assumindo em pleno século XXI o comando de organizações que nasceram das grandes oportunidades do passado. Para isso, é preciso estar atento e atualizado com as exigências do papel corporativo, tendo em vista a solução de problemas sociais que ultrapassam as fronteiras dos países. O maior deles é a preocupação com o aquecimento global, que já desponta como uma das maiores ameaças ao Planeta. Como sócio-diretor da Lev Pneus Ltda., especializada na reforma de pneus para caminhões e tratores, sediada na cidade de Barretos, interior de São Paulo, Nixon Vilela Conceição - e-mail: [email protected] - Tel.: (17) 3323-4300 -, enfrenta o desafio de modernizar uma estrutura empresarial que teve início há quase sessenta anos graças ao espírito empreendedor e criativo do avô, que começou como borracheiro. Em depoimento exclusivo, ele revela como vem-se engajando em entidades representativas do seu segmento para fazer da empresa um modelo de referência em termos de proteção ambiental.
ORIGENS
"Quando meu pai assumiu o controle da empresa, deu um upgrade significativo. Passamos da vulcanização para a reforma, além de fazer recauchutagem e ressolagem a quente, e também a revender pneus novos de grandes fabricantes. Isso aconteceu no início da década de 60, quando a empresa começou a inovar com balanceamento de rodas e alinhamento de direção de veículos. Hoje, isso é comum em prestadoras de serviços ou em revendedoras de pneus, mas foi inovador naquela época. Como o pneu virou commodity, a margem de lucro era quase inexistente e o risco era muito alto em razão do volume para ter uma boa representatividade no mercado. Baseados em estudos que fizemos, redirecionamos o negócio às suas origens, focamos em reforma de pneus de caminhões e de tratores de terraplanagem e continuamos com a prestação de serviços como um truck center. Atendemos hoje desde o pequeno caminhoneiro até os grandes frotistas em nível regional."
ONDA VERDE
"A disputa de preço acaba eliminando algumas reformadoras do mercado, o que não é uma decisão inteligente, pois nós temos agora a onda do verde, e a reformadora de pneus é uma empresa amiga do meio ambiente. Eu pretendo estender esse procedimento para a reciclagem de pneus, visando realmente ser uma empresa completamente voltada às questões ambientais, que é um ponto forte atualmente em termos de responsabilidade social. Um dos pontos do nosso planejamento estratégico de 2008 na Associação Brasileira dos Reformadores de Pneus (ABR) e na Associação dos Reformadores do Estado de São Paulo (Aresp) consiste em buscar novas formas de promover uma concorrência saudável que nos ajude a crescer. Com relação à Lev Pneus, pretendemos agregar mais valor à prestação de serviços por meio de softwares de tecnologia, oferecendo outros produtos ao cliente de maneira que, na composição geral, ele leve vantagem e a empresa tenha um retorno financeiro satisfatório."
REVITALIZAÇÃO
"Além do network, e do convívio com clientes e fornecedores, tenho participado de forma efetiva das entidades de classe do nosso segmento para somar o conhecimento e a vivência de cada um em cada região do País. Todo empresário precisa desse contato, pois temos um mercado supercompetitivo, clientes mais exigentes e agentes inibidores do empreendedorismo. Os empresários precisam unir-se por meio dessas entidades para que possam fortalecer-se e especializar-se. Para quem assume uma empresa com tradição familiar, o trabalho é muito maior, porque envolve sentimentos, histórias e valores. O novo sucessor precisa ter uma habilidade muito grande para manejar tudo isso, mexer nas raízes e procurar unir essa experiência com o momento atual, que prevê a reestruturação estratégica pela conscientização ambiental. Planejamos ter em 2008 um share de 10% do mercado, o que equivale a 1,3 mil pneus reformados."
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