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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 823 (13/01/2008)

Criação Iluminada

Uma das oportunidades que o empreendedorismo oferece àqueles que estão dispostos a encará-lo como uma opção de vida é a possibilidade de dar asas à imaginação com novos produtos e serviços para o mercado. Nem sempre o exercício de uma profissão tradicional, que exige rotina de trabalho já consolidada, permite esse vôo mais alto rumo à criatividade em suas diversas manifestações. Com a criação colocada em prática, vem a necessidade de montar um negócio para se manter financeiramente e também aperfeiçoar a vocação empresarial em benefício de toda a sociedade. Esse é o resumo da trajetória de Valentim Germano Bruno Sola, fundador e diretor do Grupo Publitaswww.publitas.com.br – que confecciona, vende e instala luminosos para o segmento comercial no Brasil e no exterior. Atuando como advogado até a década de 50, ele percebeu seu talento inato para criar e, por acaso, descobriu-se empresário por meio de um cliente que fazia painéis para estradas. Em depoimento exclusivo e repleto de grandes recordações, ele relata que ficou conhecido como o homem que iluminou São Paulo com os luminosos mais famosos no decorrer de quase meio século, além de revelar as estratégias de sobrevivência diante da Lei Cidade Limpa.

FAMA
"Em junho de 1960, fundei a Publitas Indústria de Painéis e Luminosos, até que chegou o momento em que percebi que gostava de criar, que queria dedicar-me à mídia exterior com luminosos. Criamos painéis em neon para a Cinzano e partimos para peças mais bonitas que serviam de radar em cima de edifícios. Em 1967, ficamos famosos com o luminoso da Coca-Cola, na rua da Consolação. Naquela época, não havia computação nem nenhum outro tipo de recurso. Esse trabalho deu impulso à empresa e, em 1975, criamos o nosso maior luminoso para ser instalado em cima do Conjunto Nacional, a pedido do Banco Itaú. Nesse meio tempo, vários anúncios foram colocados nas principais capitais brasileiras. Desde o primeiro instante de cada trabalho, eu mantinha contato com os clientes até o momento em que era capaz de dizer a eles como aquela propaganda ficaria melhor. Hoje, quem assumiu o comando das empresas foi o meu filho mais velho, que se cercou de profissionais muito habilidosos, enquanto eu continuo participando como conselheiro."


RETORNO
"No segmento de luminosos, mantivemos a estratégia de alugar os espaços em vez de vendê-los, com o objetivo de cuidar da manutenção. Isso acabou gerando um interesse cada vez maior por causa da relação custo x benefício que sempre foi muito vantajosa. Seja colocado no topo de um prédio para coroamento, seja colocado em forma de front-light ou back-light em terrenos, os luminosos sempre valeram a pena, pois o cliente paga um valor relativamente pequeno para ter um retorno muito grande, uma vez que sempre procuramos os melhores locais em termos de visibilidade. Assim, conseguimos emplacar grandes inovações, acompanhando a evolução do neon para os leds, que são lâmpadas pequenas colocadas bem juntas para a formação do painel com a marca do anunciante."


CIDADE ESCURA
"Com o decreto municipal que determina a retirada de todos os anúncios publicitários, estamos tirando tudo que tínhamos nas ruas de São Paulo, com exceção do luminoso do Itaú do Conjunto Nacional, que está tombado há dois anos. A renda do grupo caiu 50% e agora só restaram as outras cidades de grande porte, especialmente as capitais brasileiras. Estamos ainda entrando no mercado com a mídia indoors, criando anúncios diferenciados que permitam a divulgação da publicidade não mais em locais públicos, mas sim em grandes supermercados e shopping centers no formato de merchandising nos pontos de venda. Estamos trabalhando também para expandir nossas atividades em outros países como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, na esperança de que a prefeitura paulistana possa repensar esse assunto, porque essa lei criou um vazio muito grande de referências para a maioria dos estabelecimentos comerciais. No entanto, esperamos reverter essa situação e voltar a embelezar a cidade com nossos painéis iluminados. Dentro de um ano, provavelmente, teremos novidades a esse respeito."


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