Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 824 (20/01/2008)

Sob a mesma direção

Os custos fixos com espaço físico, funcionários e outros encargos indispensáveis à rotina empresarial variam muito de acordo com cada segmento do mercado, mas são eles que fazem a diferença na consolidação de uma ideia empreendedora. Em muitos casos, a solução está em diversificar os ramos de atividade e em colocar mais de uma empresa sob a mesma estrutura para otimizar os recursos disponíveis, sempre em parceria com pessoas interessadas em também prosperar da mesma forma. Esse foi o caso do engenheiro Roberto Manin Frias, um dos diretores do Grupo Oxivida - www.oxivida.com.br. Em conjunto com a mulher, Valéria, que cuida de uma empresa voltada para locação e venda de equipamentos médico-hospitalares, com ênfase no atendimento home care, ele administra uma construtora que atua nas áreas de mecânica, civil, elétrica e arquitetura, ambas levando o nome do grupo adiante. Com exclusividade e muito pé no chão, o empresário relata como essa combinação circunstancial se transformou em uma estratégia eficaz para viabilizar as duas iniciativas de negócio.

SONHO EMPREENDEDOR
"Sempre quis partir para o empreendedorismo, mesmo estudando engenharia. O meu primeiro negócio junto com a minha mulher, logo que nos casamos, em 1986, foi uma boutique que durou três anos. A partir dessa experiência, fui como pessoa jurídica direcionar a parte comercial de uma empresa de equipamentos e de instalações elétricas. Em 1995, comprei uma parte de uma empresa de construção civil e fiquei com um sócio por cinco anos, quando resolvi desligar-me para me dedicar à consolidação da Oxivida, que estava sendo tocada pela Valéria e apresentando um crescimento acima do esperado. A oportunidade veio de um amigo nosso que montou a Indústria Brasileira de Gases (IBG), e convidou-nos para atuar no ramo de equipamentos hospitalares para locação e venda, mais voltado para o home care, uma estrutura hospitalar instalada dentro da casa do doente, com o fornecimento de gases medicinais para garantir o conforto e a recuperação."


CONCORRÊNCIA
"Logo depois do meu desligamento da construtora, pelo fato de eu estar há muitos anos na área de engenharia, meus clientes e parceiros procuravam-me e pediam-me soluções para os seus empreendimentos. Como estava fora do mercado, fui forçado a voltar e o fiz rapidamente. Eu deixei a sociedade em novembro de 1999 e, em março de 2000, já estava com a Oxivida Engenharia. Hoje, a empresa de saúde é chamada Oxivida Oxigênio e Ortopedia. Em razão da concorrência em equipamentos hospitalares ser muito grande, o nosso diferencial está na indicação do serviço e na parte de atendimento. Temos plantonistas 24 horas que ficam com os veículos e com os equipamentos preparados para fazer o pronto atendimento em qualquer ocasião. Além da loja física, estamos lançando uma loja virtual para quem quiser comprar ou alugar um equipamento via Internet, com entrega em qualquer parte do território brasileiro e fora dele, se houver interesse. Não fugimos dessa possibilidade, mas o nosso foco nessa área é o mercado nacional."


ENXUGAMENTO
"O que facilita a trajetória das duas empresas é o fato de estarem funcionando sob a mesma administração, proporcionando um enxugamento na parte de logística, com diversos veículos ajudando-se mutuamente dentro da Grande São Paulo. Hoje, como as margens de lucro são muito pequenas, temos que ganhar na logística. Trata-se de um centro administrativo único, que gera economia de funcionários e ainda permite que cada empresa tenha uma entrada exclusiva. Porém, o prédio é o mesmo e dividimos as despesas de luz, de água e de gás, além do refeitório interno e do vestiário para o pessoal de campo. Nós temos a liberdade de tanto na minha ausência quanto na da minha mulher, tomar qualquer decisão, da forma mais rápida possível, com o objetivo de prestar um atendimento confiável e preciso. Também existe a possibilidade de uma empresa socorrer a outra, pois a venda e a locação de equipamentos médicos mantêm um fluxo de caixa uniforme para compensar os projetos na área de engenharia, uma vez que quando pegamos uma obra de vulto, em especial no setor público, existe um desencaixe muito grande de dinheiro."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.