Parar para aprender
Encarar os desafios e os obstáculos como grandes momentos decisivos de aprendizagem sempre foi o posicionamento pessoal e profissional adotado por profissionais bem-sucedidos em suas atividades, seja no comando de empresas multinacionais, seja na gestão do próprio negócio. Esse é caso de André Beer, filho de iugoslavos e descendente de alemães que se fixaram em Santo André, na Grande São Paulo. Com muito empenho e dedicação ao trabalho, ele fez carreira na GM do Brasil durante 48 anos, chegando à vice-presidência da companhia. Em depoimento exclusivo e com muito entusiasmo, Beer relembra a participação que teve no lançamento de carros como o Opala, no final da década de 60, o Corsa nos anos 90, e, mais recentemente, o Celta, incluindo a forma como a organização enfrentou todas as turbulências da economia brasileira nas quatro últimas décadas para atender a demanda dos consumidores, além de fazer um balanço do empreendedorismo no País. Hoje, em conjunto com o filho, ele é diretor da André Beer Consult & Associados www.andrebeer.com.br, que tem o objetivo principal de levar a sua larga experiência para empresas que necessitam de assistência e de um olhar de fora para elaborar estratégias e aplicar planejamentos de gestão capazes de garantir a sobrevivência e a competitividade no mercado em que atuam.
TRABALHO EM EQUIPE
"Partindo do princípio de que o indivíduo sabe o que quer e gosta do que faz, ele vai dedicar-se para chegar a uma posição melhor na atividade que escolheu. Para isso, vai precisar de um preparo em nível acadêmico que não pode ficar restrito apenas à faculdade. Eu não conheço ninguém bem-sucedido que não tenha trabalhado com afinco, que não seja leal com a organização em que trabalha e que não respeite o ser humano. É preciso ter consciência de que o trabalho nunca poderá ser feito sem a formação de uma equipe, pois essa é uma das chaves para o sucesso. Outro aspecto fundamental é o melhor aproveitamento da Tecnologia da Informação, porque não há nada melhor e mais eficiente do que ter todas as informações possíveis e necessárias para tomar decisões com a velocidade de que dispomos hoje. Trata-se de um instrumento que ainda está sendo pouco utilizado pelas empresas na troca de informações entre os executivos e os dirigentes empresariais."
CULTURA
"O povo brasileiro ficou à mercê de governos totalitários por muito tempo e não aprendeu a reagir. Nós ficamos atados, sem mobilização, e isso requer uma grande mudança de atitude por parte da sociedade. Nesses anos todos, a nossa cultura empresarial, de um modo geral, deteriorou-se. Provavelmente, só daqui a cinco anos seremos reconhecidos como uma grande nação empreendedora, a exemplo da China e da Índia. Como tivemos muitos aventureiros no passado que criaram a visão única do lucro associado à livre iniciativa, isso prejudicou bastante a imagem do empreendedorismo. Não existe isonomia de risco, e muitas vezes os negócios instalam-se por aqui sem apoio nenhum, na base da cara e da coragem. Por essa razão, aqueles que são bem sucedidos tornam-se verdadeiros ícones em seus segmentos de atuação. Nós temos condições de deslanchar em todos os sentidos, mas a nossa grande mola propulsora está no setor agro-pecuário, por onde tudo se inicia, acompanhado de perto pelo setor energético, pois o mundo necessita e ainda está carente de energia renovavél."
FUTURO
"No dia em que o empreendedor brasileiro descobrir que, sendo dono do próprio negócio, ele pode ter resultados bem mais animadores do que trabalhando para terceiros, tudo vai mudar, e já estamos caminhando nesse sentido. O que falta algumas vezes em uma empresa é alguém para indicar e mostrar a direção mais adequada para ser seguida. O Brasil tem um ponto favorável, que é a criatividade de seu povo em uma proporção bem maior do que em outros países, porque estamos estruturados em uma base mais pobre, mais difícil e, por isso mesmo, surgem problemas e desafios a todo instante para serem superados. Eu acredito em trabalho contínuo, perseverante e honesto, com dedicação total ao que se faz para a conquista de um espaço garantido no mercado, e isso vale para qualquer iniciativa empreendedora. Os desafios e os problemas do dia-a-dia devem ser considerados como as grandes oportunidades que temos para melhorar, praticando na sua plenitude o conceito de melhoria contínua. Não existe limite de idade, pois sempre é hora de parar e aprender."
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