Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 841 (18/05/2008)

Mercado da ecologia urbana

Ao partir para a proposta de montar um negócio consistente, todo empreendedor tenta criar algo tendo em vista aquilo que já está pronto no mercado e, só então, trabalhar com possíveis mudanças ou melhoras que podem fazer o diferencial com relação à concorrência. Entretanto, no mercado imobiliário brasileiro não existia nada parecido com a Ecoesfera Empreendimentos Sustentáveis S/A, especializada na construção de prédios para a classe média, projetados de acordo com as normas de preservação ambiental e a noção de sustentabilidade. Sem parâmetros para calcular tanto o grau quanto a margem de risco da iniciativa, o seu idealizador, o engenheiro Luiz Fernando Lucho do Valle ?Æ; www.ecoesfera.com.br, foi buscar inspiração na indústria automobilística por meio do livro Minha Vida, de Henry Ford. Com base nas técnicas básicas adotadas pelo grande empresário norte-americano, como uma linha de produção padronizada, a simplificação e a repetição de processos, ele percebeu que o desafio estava em adaptar esses procedimentos ao ramo da construção civil dentro da perspectiva de uma visão industrial para baratear os custos. Em depoimento exclusivo e motivado por seus ideais ambientalistas, Luiz Fernando relata como fez para viabilizar a empresa com os poucos recursos pessoais de que dispunha, além de revelar como superou os momentos difíceis para, finalmente, atingir o sucesso com pioneirismo.

FÔLEGO
"Iniciamos as atividades em 2005, depois de um longo período de estudo sobre sustentabilidade para fazer o plano de negócio. Os bens da família davam-nos fôlego para os primeiros doze meses. Nós chegamos ao final daquele ano ainda com dificuldades, mas, a partir da metade de 2006, a situação foi melhorando e demos o grande salto que nos viabilizou estar onde estamos atualmente. De lá para cá, os projetos começaram a andar com velocidade incrível e passei a atrair a atenção para liderar movimentos ecológicos. De repente, vi-me na mídia na condição de destaque por ter um discurso que era exatamente o que as pessoas queriam ouvir naquele momento. A partir daí, a situação financeira da empresa foi estabilizando-se e estamos atravessando uma fase bastante interessante, conseguindo até mesmo captar investimentos externos de uma grande instituição financeira."


MISSÃO
"Hoje, somos um grupo formado por mais de cem integrantes trabalhando na mesma direção. O que nos move e nos faz acreditar que realmente estamos atuando de maneira diferenciada é perceber que a nossa missão está muito ligada ao contexto da relação do homem com a cidade, envolvendo poluição, congestionamento, saúde e educação. Nós tentamos ver de que forma, com a construção de lares, podemos interferir nisso. A razão da existência do grupo Ecoesfera, que se divide em três empresas para que possamos trabalhar melhor a marca, é propiciar às pessoas uma alternativa de moradia, dentro de uma visão responsável do ponto de vista sócioambiental. O mercado da construção civil inteiro trabalha comprando terrenos e fazendo projetos para aquele espaço. Nós invertemos essa ordem, uma vez que desenvolvemos uma série de projetos padronizados e só depois buscamos onde eles podem ser construídos. Quando encontramos o local, todas as etapas seguintes ficam facilitadas e ganhamos em velocidade por se tratar de uma linha de produção."


SANGUE FRIO
"Quando o empresário é testado no seu limite, tem que manter a tranqüilidade e não pode deixar que as pessoas duvidem da sua capacidade de liderança e de solução do problema. Nesses momentos valem muito o sangue frio e a crença, porque ser empreendedor é, acima de tudo, ser um visionário e uma pessoa de extrema fé. Quem duvidar que vai conseguir vencer os obstáculos realmente não terá a menor condição de resolver a situação. O verdadeiro líder é como um pastor evangélico. Deve sempre saber transmitir aos outros que vale a pena lutar por aquela causa e que, mais adiante, estão chegando momentos melhores, mostrando que esse é um processo contínuo para a conquista dos resultados esperados. O empreendedor de fato é aquele que tem na sua mente o mundo que deseja construir, sendo capaz de voltar todos os seus esforços para essa prática."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.