Família S/A
Contar com o trabalho de profissionais renomados e de grande prestígio para montar um negócio certamente ajuda qualquer iniciativa empreendedora a conquistar, em curto espaço de tempo, um lugar de destaque no mercado. No entanto, o custo dessa mão-de-obra altamente qualificada muitas vezes torna-se incompatível com a capacidade inicial de investimento de uma empresa que parte da estaca zero. Para contornar esse impasse, Alexandre Vitali, fundador e diretor da Vitage Promoções Ltda. www.vitage.com.br , especialista em marketing e promoção na indústria farmacêutica, decidiu apostar no talento e nas experiências vivenciadas pelos dois irmãos mais jovens, para articular e impulsionar a proposta de criação de uma agência de campanhas promocionais e de eventos, capaz de oferecer uma solução completa e integrada aos clientes dos mais variados nichos mercadológicos com uma resposta ágil e eficiente em termos de logística promocional. Com o apoio dos sócios e irmãos, ele revela como a família se complementa e se realiza hoje, por meio da sinergia das competências descobertas em cada um, que levou a empresa a se posicionar de forma competitiva diante da concorrência em pouco mais de um ano de atividades.
SOLUÇÃO COMPLETA
"Em 2006, quando eu e meu irmão decidimos montar uma empresa, queríamos mesclar a minha experiência na área de administração e de marketing na indústria farmacêutica com a vivência dele em uma agência de publicidade. No ano seguinte, lançamos a Vitage como uma proposta de solução completa para campanhas publicitárias, abrangendo todo o processo operacional e logístico, desde a contratação da matéria-prima temporária, com o máximo de agilidade possível. Pouco tempo depois, minha irmã agregou-se a nós para fazer parte do negócio como gerente de operações. Na posição de filho mais velho, eu sempre tive a preocupação de oferecer para a família inteira a estabilidade de uma empresa bem-sucedida no mercado que pudesse abraçar todos nós e suprir as nossas necessidades. Hoje, a família vive desse trabalho, e passamos a construir as nossas vidas a partir disso, observando a exigência de focar a nossa prestação de serviço de forma diferenciada."
AUTOCONFIANÇA
"Toda motivação e coragem para empreender vêm da autoconfiança, que deve ser conquistada internamente em nível individual. As próprias empresas nas quais eu e os meus irmãos trabalhamos ajudaram-nos bastante nessa preparação. Com nosso somatório de aprendizados, conseguimos minimizar os desgastes iniciais e também reduzir o prazo para a vitória. Além da fraternidade, cada um possui sua formação distinta, e isso é necessário dentro de uma organização para garantir a sua permanência no mercado. Começamos com capital negativo, ou seja, lançamos mão das nossas economias e até do limite de crédito que tínhamos como pessoas físicas. A aposta foi grande, mas em momento algum paramos para pensar que poderia não dar certo. A figura do dono, do otimismo, da perseverança e de onde queríamos chegar com a empresa sempre foi muito importante, e soubemos propagar essa grandiosidade para os nossos funcionários e clientes."
INTELIGÊNCIA OPERACIONAL
"Existem atualmente no segmento de propaganda muitas agências de operações, mas são poucas aquelas que oferecem as possibilidades de integração que a Vitage consegue agregar por meio de ferramentas e de relatórios com um grande grau de inteligência. Nós adotamos a estratégia de entregar o serviço completo sem o repasse para a terceirização, o que agiliza o processo e permite o controle maior da qualidade em termos de logística promocional. Essa unificação de serviços em um pacote completo era o que o mercado precisava e ainda não tinha. Nós mostramos que sabemos fazer o que tem que ser feito de uma ponta a outra, com braços como se fossem tentáculos, mas com cabeça para reagir de forma rápida, e estamos investindo na contratação de profissionais para trazer novos clientes. A tendência de focar em áreas distintas com divisões de marketing específicas para cada uma em conjunto com empresas coligadas como base em todo o País é um caminho para fortalecer a nossa atuação e também para que possamos promover a marca Brasil no exterior."
|