Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 855 (24/08/2008)

Negócio Transparente

Se até agora o desenvolvimento de sistemas tecnológicos de gestão podia ser encarado como ferramenta estratégica necessária para que uma empresa pudesse enfrentar a concorrência e estar bem posicionada no mercado global, com a chegada definitiva do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), a adesão à informatização de forma generalizada passou a ser uma obrigação para negócios de todos os portes. Com isso, o segmento das empresas que desenvolvem softwares vem crescendo a cada dia para poder atender a demanda exigida pelo controle on-line das operações, imposto pela Receita Federal. Embora, a princípio, essa medida possa parecer mais uma forma de dificultar a trajetória do empreendedorismo em razão dos investimentos na área de informática e da visibilidade pública de todas as informações gerenciais, dentro de pouco tempo essa medida vai promover o desenvolvimento sustentável das organizações. Quem avalia dessa forma a situação atual e faz um balanço positivo é Esio Alves de Siqueira, diretor da Star Soft (www.starsoft.com.br). Em depoimento exclusivo, ele fala sobre o mercado de softwares no Brasil, destacando os cuidados que uma empresa deve tomar na escolha dos seus fornecedores para sobreviver a esse momento crucial de depuração e de adaptação à nova realidade administrativa.

PIONEIRISMO
"A Star Soft foi fundada há vinte anos pelo atual presidente, Walter de Luna Cabral, uma pessoa empreendedora e visionária que começou sua carreira como estagiário em uma empresa e, pouco tempo depois, tornou-se sócio. Após um ano, já estava com a sua própria empresa montada e, a partir daí, em todos os produtos que foram sendo lançados, ele sempre soube enxergar adiante, fazendo com que tivéssemos uma visão da importância da integridade das informações, e da necessidade de sistemas cada vez mais complexos, abrangentes e confiáveis para atender a evolução na gestão empresarial. Por isso, fomos pioneiros no lançamento de várias soluções tecnológicas, inclusive na área de gestão fiscal, e o mercado foi correndo atrás, querendo resolver e criar soluções, enquanto nós já estávamos com a ferramenta pronta. Como a empresa consegue enxergar bem antes as tendências em termos de integração de base de dados, ela pode preparar-se por muito mais tempo e com tranqüilidade para responder às mudanças tecnológicas."


ABRANGÊNCIA NACIONAL
"Com a chegada do Sped, as software houses estão trabalhando muito em razão da forte demanda, em função principalmente das empresas com apuração baseada no de lucro real. A partir de 2009, o sistema vai valer para todas as empresas, até mesmo as de lucro presumido. Na gestão fiscal e tributária, o Brasil possui tecnologia extremamente avançada. Temos hoje ferramentas capazes de processar todas as informações para serem integradas, validadas e verificadas. Antes, cada Estado estipulava suas próprias normas, mas agora haverá padronização e abrangência nacional, fazendo com que as informações empresariais sejam apresentadas de forma homogênea e integrada, o que facilita a troca de dados eletrônicos pelas federações. Com isso, a União vai enxergar todas as informações empresarias, podendo controlar melhor os contribuintes de forma mais ágil, obrigando as empresa a serem mais eficientes por meio de processos bem definidos."


SELEÇÃO NATURAL
"Em 2009, os dirigentes empresariais vão ter que se adaptar as novas exigências, que exigirá esforços administrativos extras, visualizando os benéficos destas mudanças, pela própria seleção natural do mercado. Para se adaptar a essa nova realidade, as empresas devem revisar seus processos e sistemas, preparando-se para que o sistema possa crescer com ela, à medida que se forem ampliando seus negócios e os processos de desenvolvimento. Na hora de escolher a empresa fabricante de softwares, é importante conhecer todas as soluções oferecidas pelo mercado e comparar os produtos. Depois, é preciso conhecer estas empresas e sua base de clientes, para saber o grau de satisfação deles. O fundamental mesmo é ter em mente que a competitividade veio para ficar, e cada vez mais as organizações devem ter diferenciais em termos de excelência. Apesar de ser uma obrigação, o Sped chegou para todo mundo e tende a equalizar o mercado, inibindo a concorrência desleal, forçando uma gestão transparente e monitorada."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.