Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 857 (07/09/2008)

Da garagem para o mundo

Como o segmento de serviços na área de desenvolvimento de softwares de gestão está bastante diversificado em sua demanda, os negócios desse setor estão encontrando na segmentação grande oportunidade para evoluir do ponto de vista empresarial. Dessa forma, conseguem atender com mais agilidade clientes dos mais diversos pontos do Brasil e do mundo, sem que seja necessário abrir filiais ou contratar representantes, já que uma única central tecnológica pode comandar todos os sistemas de qualquer lugar do Planeta. Uma dessas empresas começou no início dos anos 90 em uma garagem em Porto Alegre e hoje marca presença em 32 países, trabalhando com 17 idiomas ao mesmo tempo. Tudo começou quando dois jovens gaúchos, Marcelo Caetano Madalozzo e Ricardo Tedesco, que se conheceram na faculdade em que estudavam informática, resolveram abrir mão dos empregos e partir para a iniciativa empreendedora com a criação da Tedesco Tecnologia (www.tedesco.inf.br). Depois de optar pelo nicho de escritórios de advocacia, eles descobriram que poderiam ir bem mais longe e hoje estão totalmente voltados para os departamentos jurídicos do universo corporativo. Em depoimento exclusivo, Madalozzo relata com entusiasmo essa trajetória de sucesso e de ousadia, destacando a necessidade de aprender na prática com a dinâmica do mercado e com as inovações tecnológicas.

SEGMENTAÇÃO
"No início dos anos 90, a informática estava surgindo como uma ferramenta de gestão. Por isso, começamos a ser requisitados por diversos tipos de negócio para criar sistemas de informação fora do nosso horário comercial. Ao analisar aquele momento, percebemos que foram os advogados aqueles que tiveram o contato mais rápido com a informática, pois eles sempre trabalhavam com um volume muito grande de dados. Como tínhamos os escritórios de advocacia como a maioria dos nossos clientes, decidimos criar uma empresa e focar no desenvolvimento de softwares para esse nicho mercadológico. Em 2000, montamos uma filial em São Paulo, com a entrada de um novo sócio, para atender o departamento jurídico das empresas, e hoje estamos voltados somente para esse segmento como líderes de mercado. Graças à contratação de uma consultoria em 2006, passamos a nos comparar com qualquer outra empresa em nível mundial e a ter parâmetros internacionais de avaliação."


INTERNET
"Com a entrada da Internet, deixamos de vender nossos softwares por intermédio de terceiros e criamos o nosso próprio portal. Depois, conseguimos colocar o nosso sistema funcionando em 32 países em 17 idiomas, impulsionados pelo contrato com um dos maiores grupos mundiais do segmento de bebidas. Todas essas conquistas fazem parte de um grande aprendizado. Como a expansão para São Paulo deu muito certo, nossa primeira reação foi achar que o próximo passo seria a abertura seqüencial de filiais e começamos pelo Rio de Janeiro. No entanto, percebemos que não era necessário fazer isso, porque estávamos propondo para o mercado jurídico corporativo um modelo de negócios por meio de um sistema centralizado pela Web, que nos permite atender o mundo inteiro da nossa sede no Brasil, localizada em Porto Alegre, porque iniciamos a empresa lá, onde fica também o nosso centro técnico."


FRASE MÁGICA
"Todo mundo fala que uma empresa precisa manter-se atualizada, mas é difícil aplicar isso na prática. Quem resistir, já ficou para trás, uma vez que não controlamos a dinâmica do mercado. Por isso, a nossa idéia consiste em estar sempre buscando o novo para entender como ele funciona e incorporá-lo ao nosso dia-a-dia. Essa é uma reflexão que fazemos para tentar encontrar a frase mágica que define o nosso negócio. Estávamos nos Estados Unidos há um mês explicando para um consultor no que trabalhávamos. Segundo ele, nós estamos trazendo gestão para o departamento jurídico das empresas, levando indicadores de desempenho, métrica, controle e eficiência. Essas informações são indispensáveis para o bom funcionamento de uma organização, considerando a importância que esse departamento tem para o crescimento sustentável de qualquer iniciativa empreendedora na economia globalizada."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.