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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 859 (21/09/2008)

Limpeza inteligente

Por ter acompanhado toda a trajetória do empreendedorismo no Brasil desde os anos 80, o projeto Sala do Empresário pode concluir hoje que essa foi uma época repleta de grandes oportunidades de negócio para o País, apesar da grande instabilidade econômica e dos altos índices inflacionários. Além disso, o legado dessa fase em que foram introduzidos e tropicalizados os conceitos de dowsizing e reengenharia fez com que as empresas reduzissem a estrutura da sua governança corporativa, atingindo principalmente os profissionais mais experientes, que foram devolvidos ao mercado de trabalho. Quem soube aproveitar essa mão-de-obra capacitada para crescer de forma sustentada foi José Domingues dos Santos, diretor da Rosatex Produtos Saneantes (www.rosatex.com.br), localizada na região de Guarulhos, na Grande São Paulo. Atuando como profissional na área de vendas, ele aproveitou a oportunidade de adquirir a empresa em 1987, com apenas dois funcionários e a marca Urca, já conhecida no comércio de materiais para limpeza. Com dedicação e orientação de consultores já experientes, ele ampliou a linha de produtos para 116 itens e conta hoje com a colaboração de trezentos funcionários. Em depoimento exclusivo, ele relata com entusiasmo os momentos marcantes dessa trajetória de sucesso, revelando os passos que levaram à consolidação do negócio em todo o território nacional.

ALICERCE
"Nós tivemos a felicidade de contratar profissionais de bom nível e foram eles que configuraram o alicerce e a estruturação atual da Rosatex, fazendo com que o próprio mercado visse com bons olhos a nova linha de produtos que fomos criando, procurando sempre colocar aquilo que o consumidor gostaria de levar para casa. Há quatro anos, iniciamos também uma linha completa de cosméticos para ser distribuída em supermercados, em farmácias e em perfumarias concentradas na região de Guarulhos. Já os produtos de limpeza são distribuídos em todo o Brasil. O desafio foi grande desde o início, mas nunca imaginamos que poderia não dar certo, porque eu conhecia o mercado para o qual iríamos vender. Eu não sabia nada sobre produtos químicos para limpeza, mas conhecia o consumidor, o que é fundamental para qualquer pessoa que vai abrir um negócio. Ter dinheiro é o de menos, porque imprescindível mesmo é conhecer o mercado que se pretende atingir."


CRÉDITO
"O segredo do negócio é vender, uma vez que uma empresa possui apenas essa porta de entrada de dinheiro. Por isso, é preciso fazer o produto girar e estar focado na área de vendas. Depois, é necessário trabalhar comprando bem para poder aumentar a margem de lucro e atender o consumidor naquilo que ele quer sem comprometer a qualidade. Toda empresa precisa ter equipamentos, estrutura, estoque, além de gerar empregos e pagar em dia os funcionários e os fornecedores, fazendo do crédito um aliado para que se possa conhecer bem o cliente. Qualquer empresário tem que ter isso como meta: estabelecer parcerias e ter crédito junto dos fornecedores, dos clientes e dos funcionários para criar um ambiente saudável e produtivo. Dessa forma, os fornecedores podem ajudar muito a impulsionar o crescimento de uma empresa, desde que ela conquiste a credibilidade."


VALOR AGREGADO
"Um dos momentos marcantes foi quando começamos a fabricar para marcas próprias das grandes redes de supermercado e também quando decidimos investir em uma torre de spray de sabão em pó. Outro grande salto deu-se recentemente, quando lançamos a terceira marca de lã de aço no Brasil. A linha Urca pode ser considerada intermediária no preço, mas com a qualidade de produtos top. A classe C é o nosso grande consumidor de todos os produtos, mas agora temos a linha Amazon, extremamente ecológica, mais voltada para os públicos A e B que já possuem a conscientização no que se refere à preocupação com o meio ambiente. Para concorrer nesse mercado, precisamos ter um diferencial, porque todos limpam. Cada produto nosso tem que ter algo a mais, ou seja, um valor agregado que não implique aumento do custo. Nesse sentido, temos que ser tradicionais e inovadores ao mesmo tempo, pois o ponto-chave está na busca desse equilíbrio por meio do empreendimento constante."


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