Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 868 (23/11/2008)

Indicador de tendências

A complexidade do mundo corporativo atual exige muito mais de uma empresa do que uma simples estrutura administrativa que funcione bem. Tão importante como saber gerir um negócio é conseguir identificar o caminho certo das tendências do mercado no qual ele está inserido, principalmente no segmento de tecnologia que requer renovação contínua. Nesse contexto, o papel do empreendedor também está em ficar conectado com tudo aquilo que está acontecendo, utilizando seu conhecimento tecnológico, tendo em vista a colaboração em uma gestão compartilhada, na qual cada sócio desempenhe sua função de acordo com suas habilidades. Quem se ocupa dessa tarefa no site Apontador MapLink é Rafael Siqueira - www.apontador.com.br - www.maplink.com.br -, que abandonou o curso de engenharia mecatrônica na Universidade de São Paulo para se dedicar a conhecer a fundo as tecnologias de localização em geoprocessamento. Com a ajuda de um sócio coreano, ele não perdeu a oportunidade de se tornar o diretor de tecnologia da empresa, mostrando os passos a serem seguidos por meio de projetos inovadores que chamaram a atenção de gigantes da Internet. Em depoimento exclusivo, Siqueira relata com riqueza de pormenores como transformou a sua competência em um grande atrativo para investidores.

CATEQUESE
"Em 2000, tive contato com um amigo da faculdade que me falou de alguém do mercado financeiro que estava montando projeto na área de mapas digitais e gostaria de me conhecer. Fui até essa empresa e encontrei um investidor coreano que trabalhava com linhas de montagem de celulares, mas queria desenvolver algo para a Internet. Já naquela época, ele começou a abrir os olhos para o mundo da tecnologia, vendo o que estava acontecendo, e falava que no Brasil o que iria vingar era a localização. Como fui capaz de mostrar uma forma de viabilizar um projeto dessa natureza, pois já estava trabalhando nessa área para a América Online, acabei sendo convidado para participar do negócio como sócio e acabei aceitando a proposta. Fizemos o Apontador em apenas dois meses e o lançamos como o primeiro site de mapas e rotas do Brasil, trabalhando com a inserção de usuários e com outro fornecedor de mapas para não termos problemas com a empresa da qual eu saí. Começamos então a catequizar o mercado brasileiro quanto aos serviços online baseados em localização."

FUSÃO
"Assumi toda área de tecnologia e comecei a montar a equipe e a ajudar no desenvolvimento de um modelo de negócio. Lançamos em 2003 um produto de rastreamento de veículos que atende hoje a oitenta empresas. A marca Apontador despertou o interesse de muitos investidores e de empresas que queriam comprar esse serviço, mas foi somente no ano passado que tivemos uma aproximação com a Google Maps, que trabalha com o mercado corporativo. Foi a Google que nos colocou frente a frente para conversar com o MapLink com o objetivo de chegarmos a um consenso, porque para o eles seria ótimo que os dois grandes players de mapa do Brasil se juntassem para servi-lo. Em apenas quatro meses depois da fusão, aumentamos o nosso faturamento em 70%, porque eles souberam explorar o que tínhamos para oferecer. Como não queríamos matar as duas marcas que já eram bastante conhecidas, mantivemos os nomes juntos e observamos que não houve sobreposição de usuários."

VOTO DE CONFIANÇA
"A minha função na empresa consiste em mostrar as tendências e aonde eu quero chegar naquilo que estou planejando. Em cima disso, montamos um plano em conjunto, pois tenho o voto de confiança dos demais dirigentes. Funciona como se eu fosse um cliente da minha própria equipe, ou um guru que enxerga para onde o mercado está caminhando e como gerar receita com base nessas informações. A nossa grande engenharia está em entender como as pessoas se locomovem no tempo-espaço para oferecer cada vez mais uma publicidade qualificada e serviços com valor agregado para empresas de todos os portes. O conceito com o qual estamos trabalhando é chamado de behavior target, ou seja, analisamos o comportamento do nosso público para oferecer informações relevantes. Além de fornecer tudo o que eles precisam em termos de localização com todo o conteúdo de que dispomos, agregamos muita tecnologia em cima disso."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

CNS

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.