Entrega com emoção
O dom de saber servir com competência, satisfação e respeito pela necessidade do cliente é capaz de fazer a diferença no setor de prestação de serviços, ainda mais no segmento de transporte de cargas, que exige o total comprometimento com horários, além do cuidado minucioso com cada pormenor do procedimento de embarque dos produtos. Quem nasceu com essa aptidão no sangue e soube muito bem aproveitar a oportunidade de dividir a sociedade de uma pequena transportadora depois de ter passado por organizações de grande porte foi Vitor Mancini, diretor da Platinum OTM Logística www.platinumlog.com.br , especializada em transporte aéreo, com sede em São Paulo e filiais em Curitiba e em Manaus pela proximidade da Zona Franca. Esse mineiro, filho de lavradores, cresceu carpindo cafezais e soube como ninguém perceber a capacidade que tinha para atender as pessoas com prazer. Aos 17 anos, veio para São José dos Campos, onde chegou a trabalhar na Embraer, em busca da oportunidade de se consolidar como profissional e realizar o sonho de se tornar um empreendedor. Em depoimento exclusivo, com o carisma e a simplicidade que lhe são peculiares, ele faz um relato comovente dessa trajetória empresarial e dá uma lição de vida em termos de superação de obstáculos.
PARÂMETROS
"Quem pensa em abrir um negócio tem que aproveitar o fato de estar empregado em grandes empresas para construir uma política de relacionamento. A Platinum foi fundada em 2001, mas vim a assumir parte da empresa apenas em 2004, quando ela faturava cerca de R$ 15 mil, pois era um negócio pequeno que havia sido montado pelo meu sócio. Depois de seis meses, saímos de 30 mil para 600 mil e chegamos a 2 milhões. Porém, a falta de experiência administrativa dos dois levou à concentração da nossa prestação de serviços em um cliente só, que foi inadimplente e acabou gerando problemas enormes que acabaram-nos afetando. Hoje, a base gerencial consiste em uma boa gestão administrativo-financeira, pois o restante vem por consequência. Vender e ter clientes prósperos são fatores importantes, mas, acima de tudo, é preciso ter controle e regras muito claras, com o estabelecimento de monitoramento, o que não tínhamos pela falta de preparação administrativo-financeira e pela comodidade de ter um bom fluxo de caixa."
CONFIANÇA
"O empresário sofre uma solidão muito grande quando passa por dificuldades. Cheguei a reunir quarenta funcionários para dizer que não tinha dinheiro para pagar o salário, mas queria muito contar com o apoio de todos, porque acreditava no meu negócio e que iríamos superar aquele momento. Felizmente, eles confiaram em mim, e pudemos seguir em frente. Daí em diante, a Platinum começou a ser mais razão e eu também aprendi a ser mais racional, ou seja, a tirar o coração da mesa de negociação e pensar na empresa e nas pessoas que dependem dela. Decidi investir no transporte aéreo de cargas no Brasil porque se trata de um país continental com dimensões imensas e ainda muito carente em termos de soluções. Por esse motivo, esse serviço faz-se cada vez mais necessário, já que as empresas perceberam que o estoque tem que estar zerado para não gerar prejuízos."
MULTIMODALIDADE
"Vejo o Brasil e o mundo inteiro como uma grande oportunidade. Por isso, a Platinum possui no seu contrato social a autorização para realizar operações de transporte em nível internacional, mas temos que explorar o transporte doméstico primeiro. A nossa preocupação atual é ter condição de atender em todos os estados brasileiros, mas com o menor custo fixo possível, pois esse é o segredo e o desafio. Pensamos em investir na região Nordeste, que é um ponto que vem crescendo bastante, mais especificamente no Recife, para ser um portal de entrada. Já Brasília, onde temos um incentivo fiscal muito grande para logística, e Vitória, funcionariam como pontos estratégicos de captação de negócios. O interessante está em desenvolver o transporte doméstico por meio da multimodalidade para não ficarmos restritos apenas aos aviões. Podemos usar outros tipos de veículos, porque a busca de uma redução de custos virou tendência mundial à qual todas as empresas precisam adequar-se, e temos que oferecer novas opções nesse sentido."
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