Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 902 (19/07/2009)

Atendimento com diferencial

Atribuí-se com freqüência o sucesso de um empreendimento comercial às relações diferenciadas entre empresa e cliente, especialmente num momento como o atual, de acirrada concorrência. Acima de quaisquer outras características da atividade mercantil, essa atitude no trato com o público do “outro lado do balcão”, que se concretiza em efetiva parceria, irá, com toda a certeza, direcionar e qualificar os resultados do negócio. Tal atitude está incorporada como rotina nos procedimentos da empresa, afirma Nelson Padrão, diretor da Padrão Arte e Decorações Ltda. - www.padraodecor.com.br - empresa que comercializa persianas, cortinas, toldos, pisos laminados, telas mosquiteiras e outros itens para decoração. Com exclusividade, o empresário revela que o diferencial de comportamento da empresa é confirmado no trato eficiente da sua assistência técnica na manutenção dos produtos que dentro do prazo de garantia estabelecido pelo fabricante apresente algum problema. Para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, a tática da loja é assumir tais serviços sem cobrar a despesa de mão-de-obra, cabendo à indústria apenas o fornecimento da peça que eventualmente precise ser substituída.

EMPREENDEDOR
"Com formação técnica em Administração e Finanças e experiência em Controladoria, após quase três décadas de atuação em grandes empresas de construção civil, fui convidado por um primo para ajudar a tornar a empresa da família no ramo de decoração, mais organizada, competitiva e lucrativa. Ao aceitar o desafio e com o passar do tempo, minha intenção foi abrir para um dos filhos a oportunidade de dedicar-se a um negócio próprio, além de despertar-lhe a vocação empreendedora. Continuei trabalhando fora, mas sempre procurei dar cobertura ao meu filho na empresa. Ele apesar de também ter formação técnica em administração, preferiu seguir o sonho de dedicar-se à agronomia e nos deixou. Nesse período eu já havia me desligado da empresa da família e decidi, então, assumir integralmente o empreendimento. Na realidade, sempre me imaginei em condições de montar um negócio, mas que não precisasse dispor de um capital vultoso e enfrentar muitos riscos."


PROIBIDO MENTIR
"O ponto forte da empresa é a alta responsabilidade no tratamento ao cliente, que é atendido da melhor forma possível, tanto no ‘antes’ como na fase da pós-venda. Assim, não passamos nenhuma informação inadequada e que não possamos garantir. Aqui é proibido mentir. Tudo é feito de maneira bem transparente para conquistar e manter a parceria, e se cometemos algum erro, procuramos corrigir-nos de imediato, sem a preocupação com os riscos que poderemos ter. O público do nosso segmento é de classe média alta, bem exigente, sabe o que procura e conhece seus direitos. Os produtos devem ter especificações rigorosas, com informações exatas acerca do que a empresa vende e do que o cliente está comprando. Por essa razão, os funcionários são instruídos a se identificar com os anseios dos compradores, procurando detectar as necessidades e preferências. Alguns clientes já escolados com empresas inescrupulosas, efetuam inicialmente pequenas compras, que funcionam como mera ‘sondagem’ quanto à qualidade do fornecimento e dos serviços, que analisam cuidadosamente para só, então, dar sequência à aquisição do restante."


INTERNET
"A forma mais eficiente e barata de ‘mostrar a cara’ é através da Internet em que a empresa se torna cada vez mais conhecida e com possibilidades de alavancar as vendas. Sou de opinião que nosso segmento ainda não achou um caminho correto, devido às peculiaridades da elevada variedade de medidas e de coleções, além das variáveis nos produtos. Hoje, um vendedor mesmo já atuando no mercado só irá conhecer perfeitamente nosso ramo depois de dois, três e até quatro anos, que é o tempo necessário para entender cada detalhe como dimensão, escolha, produto, acessórios, montagem na casa do cliente etc., pois você poderá até vender um produto que não seja o mais adequado. De qualquer maneira, considero ser obrigação para empresas de qualquer porte manter site na Internet à disposição dos milhões de internautas possíveis clientes, conseguindo exposição praticamente inatingível e imbatível por outras mídias."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.