Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 918 (23/05/2010)

Preparada para o futuro

Diante das enormes transformações ocorridas no universo corporativo nas últimas décadas, pode-se afirmar que nenhuma empresa consegue fazer história e marcar presença definitiva se não acompanhar de perto, tanto no processo de gestão quanto na estratégia de sucessão, as principais mudanças econômicas e tecnológicas. Isso tudo levando em consideração o preparo imediato para garantir um futuro que chega a passos largos para depurar o mercado, fazendo com que se sobressaia a competência e a flexibilidade de adaptação. É o que mostra o exemplo da Orcose (Organização Contábil Serafim)www.orcose.com.br, um escritório contábil que acaba de completar 45 anos de atividade, presidido por José Serafim Abrantes. Ele também foi presidente do Sescon-SP e do Aescon-SP, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Contabilidade, até hoje, o único contabilista e empresário contábil paulista a ocupar esses três cargos nas entidades profissionais. Para poder exercer tantas funções ao mesmo tempo e se manter à frente dos negócios, Serafim revela, em depoimento exclusivo, como fez para conciliar sua participação na empresa em conjunto com os demais sócios e qual vem sendo a melhor estratégia encontrada para preparar profissionalmente uma nova geração de sucessores dentro da própria organização.

CONFIANÇA
"A história da empresa confunde-se com a dos profissionais que a construíram no decorrer de quase meio século de existência. Muitos deles estão na empresa há 10, 15, 20, 30 e até 45 anos. Essa estabilidade associada à competência acaba gerando um clima constante de confiança e de respeito mútuo, seja nas relações internas, seja nas relações com os clientes. Por isso, no conceito de qualidade da Orcose, estão incluídos requisitos como atendimento personalizado a qualquer hora do dia, rapidez e racionalização de tempo e de trabalho, cumprimento de prazos, ética e dedicação, competitividade, capacitação e atualização profissional contínua por meio de treinamentos para funcionários e clientes dentro das nossas próprias instalações. Nesse sentido, o investimento intensivo de capital em tecnologia, instalações, equipamentos e em capacitação, é aquilo que faz e sempre fará a diferença no que diz respeito à permanência de uma empresa na área contábil no mercado."


DIVISÃO DE COTAS
"Contamos atualmente com um corpo de oito sócios-diretores que dirigem mais de 120 funcionários distribuídos pelos departamentos fiscal, contábil, legalização, administrativo C;financeiro, qualidade e desenvolvimento organizacional e recursos humanos. Além disso, possuímos um projeto para os próximos dez anos de crescer 5% ao ano, o que já está se mostrando viável graças ao esforço conjunto pela busca da evolução. Para poder me afastar parcialmente da Orcose para assumir cargos de chefia nas entidades da categoria contábil durante 22 anos, estabeleci um planejamento diferenciado em termos de divisão de cotas e atribuí grande responsabilidade ao grupo gestor como um todo, incluindo participação e sistema de bônus. Estamos em uma fase criativa e inovadora que move o ser humano sempre na direção do amanhã por intermédio de procedimentos perenes que vão garantir a nossa evolução na economia globalizada."


SUCESSÃO
"A Orcose foi estruturada e solidificada com base na busca permanente pelo conhecimento para que fosse possível transmiti-lo aos nossos clientes com a intenção de conquistá-los e de estar sempre à frente da concorrência. A linha de sucessão, que começou a ser planejada há dez anos, foi projetada contando com o ingresso de jovens profissionais da família e, principalmente, do mercado, que já recebem uma boa remuneração de imediato em comparação ao que se paga na nossa área, a título de investimento para o futuro, com o objetivo de garantirmos o aperfeiçoamento dos seus talentos dentro da organização, tendo em vista uma escalada promissora. Temos uma trajetória delineada para a empresa, o que mantém meu entusiasmo vivo e a minha alegria constante, porque a estratégia adotada de equilibrar a nossa experiência com sangue novo está começando a dar frutos e sinalizando que ainda teremos muitas datas a serem comemoradas."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

Candinho Assessoria Contabil

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: Fernando Bóris;
Revisão: Lírio Carlos da Silva • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.